>Capa >Notícias
COMO ECONOMIZAR
Gasto por eletrodoméstico
Economize em casa
COMO SERÁ O PLANO
DE COMBATE À CRISE
Plano de Racionamento
Cortes e sobretaxas
Serviços públicos
CRISE DE ENERGIA
Motivos da crise
Energia no Brasil
Crise em 2002?
Conseqüências do racionamento
Apagões nos EUA
NOTÍCIAS
NOTÍCIAS

 

Consumo de energia continua menor mesmo após fim do racionamento

Domingo, 14 de abril de 2002, 17h54

A média de consumo de energia elétrica hoje no País está entre 7 e 8% abaixo do que deveria ser na época do racionamento em 2001. A informação é superintendente de Estudos Econômicos do Mercado da Agência de Energia Elétrica (Aneel), Edvaldo Alves de Santana, para quem o brasileiro aprendeu a economizar energia.

"Mesmo com o fim do racionamento, o consumo de energia elétrica não deixou de ser administrado pela população. Hoje em dia, vemos que algumas empresas procuram incentivar o consumo de energia, como por exemplo o uso do microondas", afirmou Edvaldo Santana em entrevista à NBr, canal de TV a cabo da Radiobras.

Atualmente, a reclamação não é mais do consumidor. O período de chuvas elevou o nível dos reservatórios, reduzindo o custo da energia. "O sistema elétrico brasileiro é basicamente hidrelétrico, por isso no período de estiagem há pouca energia elétrica disponível no mercado. Nós observamos que até três meses atrás o preço de energia no mercado era elevado", informou Santana.

Para não prejudicar os distribuidores de energia, o Mercado Atacadista de Energia Elétrica (MAE) funciona como uma bolsa de energia elétrica para comercialização do excedente das empresas distribuidoras. Através de um acordo bilateral com o Mercado, as distribuidoras de energia elétrica são obrigadas a contratar 85% da energia que vão vender a seu consumidor final.

"Se a empresa compra um determinado volume de energia e consome menos, o excedente pode ser vendido no MAE. Se ela precisar de mais energia, deve comprar o que faltou também no Mercado", informou Santana.

Para garantir o funcionamento do sistema elétrico, a Aneel criou o Seguro de Energia Emergencial cobrado mensalmente ao cidadão brasileiro. "Apesar das pessoas reclamarem do aumento da conta de luz, essa é a forma mais viável de proteger a população de um possível racionamento no futuro. O preço mais caro da energia elétrica é não ter energia elétrica", ressaltou.

Fonte :

COMPRAS

PARTICIPE
Dê sua opinião
Mande dicas de economia de energia
Tire suas dúvidas
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade