>Capa >Notícias
COMO ECONOMIZAR
Gasto por eletrodoméstico
Economize em casa
COMO SERÁ O PLANO
DE COMBATE À CRISE
Plano de Racionamento
Cortes e sobretaxas
Serviços públicos
CRISE DE ENERGIA
Motivos da crise
Energia no Brasil
Crise em 2002?
Conseqüências do racionamento
Apagões nos EUA
NOTÍCIAS
NOTÍCIAS

 

Remodelagem do setor elétrico dará mais poderes ao Ministério

Quarta, 20 de fevereiro de 2002, 17h08

A reestruturação do setor elétrico deverá dar mais poderes ao Ministério de Minas e Energia. Com a remodelagem, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) poderá perder, de certa forma, algumas atribuições, como ocorreu durante todo o processo de racionamento de energia, que durou nove meses.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) respondia anteriormente somente à Aneel. Com as novas atribuições, Aneel e ONS terão que prestar contas ao Ministério de Minas e Energia. A idéia é centralizar as informações para obter maior controle sobre o abastecimento de energia. O Ministério terá os instrumentos e informações necessários para coordenar uma operação em caso de emergência. "Antes do racionamento as informações estavam muito diluídas", afirmou o especialista.

Com as mudanças, que serão implementadas após a dissolução da Câmara de Gestão da Crise de Energia (GCE), o ONS ganhará um caráter mais técnico, e menos político do que atualmente. Na opinião do especialista, a medida traz o perfil correto para o ONS, que tem como função principal viabilizar o mercado, com uma coordenação ordenada da distribuição de energia, sem que haja interferência na operação dos agentes.

Fonte : InvestNews/Gazeta Mercantil

COMPRAS

PARTICIPE
Dê sua opinião
Mande dicas de economia de energia
Tire suas dúvidas
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade