>Capa >Notícias
COMO ECONOMIZAR
Gasto por eletrodoméstico
Economize em casa
COMO SERÁ O PLANO
DE COMBATE À CRISE
Plano de Racionamento
Cortes e sobretaxas
Serviços públicos
CRISE DE ENERGIA
Motivos da crise
Energia no Brasil
Crise em 2002?
Conseqüências do racionamento
Apagões nos EUA
NOTÍCIAS
NOTÍCIAS

 

GCE define primeira medida de revitalização do setor

Domingo, 27 de janeiro de 2002, 12h21

A Câmara de Gestão da Crise de Energia Elétrica (GCE) anunciou em entrevista coletiva na sede do BNDES, no Rio de Janeiro, a Resolução 109, que estabelece diretrizes e critérios para o cálculo do Custo Marginal de Operação (CMO) e para a política de operação energética e despacho de geração termelétrica do Programa Mensal de Operação (PMO). Os mesmos critérios e diretrizes balizarão também a formação de preço no mercado de energia elétrica.

Para explicar os termos e o alcance da nova Resolução estiveram presentes dois integrantes do Núcleo Executivo da GCE, José Guilherme Almeida dos Reis, Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, e Octávio Castelo Branco, Diretor de Infra-Estrutura do BNDES. Também participou da entrevista Hermes Jorge Shipp, Diretor de Planejamento e Programação de Operação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A Resolução dispõe sobre um dos principais temas abordados na reunião da GCE com o Presidente Fernando Henrique Cardoso no dia 9 de janeiro, quando foram discutidas 18 medidas para a revitalização do setor elétrico brasileiro. A Resolução 109 é a primeira das medidas de implementação imediata e substitui o valor de custo do déficit atual (R$ 684 por MWh) por valores atualizados e crescentes com sua profundidade.

A Resolução 109 introduz uma curva de segurança que mostra as condições de risco de situação hidrológica adversa e assegura o despacho das usinas térmicas, sempre que necessário, para garantir a segurança do sistema.

Fonte :

COMPRAS

PARTICIPE
Dê sua opinião
Mande dicas de economia de energia
Tire suas dúvidas
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade