>Capa >Notícias
COMO ECONOMIZAR
Gasto por eletrodoméstico
Economize em casa
COMO SERÁ O PLANO
DE COMBATE À CRISE
Plano de Racionamento
Cortes e sobretaxas
Serviços públicos
CRISE DE ENERGIA
Motivos da crise
Energia no Brasil
Crise em 2002?
Conseqüências do racionamento
Apagões nos EUA
NOTÍCIAS
NOTÍCIAS

 

Governo recua e corta racionamento durante o carnaval

Quinta, 24 de janeiro de 2002, 12h51

Atualizado às 15h

Após ter anunciado ontem que os consumidores não teriam folga no racionamento de energia durante o carnaval, a Câmara de Gestão da Crise de Energia Elétrica decidiu liberar o racionamento para residências durante nove dias de carnaval, entre os dias 3 e 12 de fevereiro.

Os consumidores poderão aumentar o seu gasto de energia em 6%. O presidente do órgão, ministro Pedro Parente, informou que as medidas são uma transição para o fim do racionamento, que poderá acontecer a partir de 28 de fevereiro.

A iluminação pública, a partir do dia 1° de fevereiro, deixa de ter exigência de economia de energia de 35% e a indústria, que vem reduzindo o consumo entre 15% e 25%, passará a ter que economizar apenas 10%.

A Câmara explicou que, no caso da energia residencial, esse abrandamento do racionamento foi exigência do presidente Fernando Henrique Cardoso. As residências poderão gastar até 100% da média do consumo registrado durante o período base, que pode ser de maio a julho de 2000 ou de dezembro de 2000 a fevereiro de 2001.

O critério de gasto para consumidores residenciais é o mesmo que foi decidido para clubes recreativos, hotéis, bares e restaurantes.

As informações constam no documento divulgado pela Câmara de Gestão da Crise de Energia e foram detalhadas por Parente. Ontem, Parente havia anunciado que os consumidores residenciais não teriam folga no racionamento durante o carnaval já que o governo considerava impossível estabelecer metas de redução de consumo diferenciadas por um curto período de tempo.

Leia mais:
» Consumidores residenciais não terão folga no racionamento

Fonte : Redação Terra

COMPRAS

PARTICIPE
Dê sua opinião
Mande dicas de economia de energia
Tire suas dúvidas
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade