>Capa >Notícias
COMO ECONOMIZAR
Gasto por eletrodoméstico
Economize em casa
COMO SERÁ O PLANO
DE COMBATE À CRISE
Plano de Racionamento
Cortes e sobretaxas
Serviços públicos
CRISE DE ENERGIA
Motivos da crise
Energia no Brasil
Crise em 2002?
Conseqüências do racionamento
Apagões nos EUA
NOTÍCIAS
NOTÍCIAS

 

Especialistas alertam para novos apagões

Quarta, 23 de janeiro de 2002, 10h07

Apagões como o que ocorreu segunda-feira poderão se repetir com mais freqüência nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, os maiores centros consumidores do País, devido à deficiência no sistema de proteção da malha de transmissão de energia. Especialistas afirmam que esta foi a principal causa dos apagões que deixaram milhares de cidades às escuras em abril de 1997, março de 1999 e na segunda-feira.

"Nem o rompimento de um cabo nem a queda de um raio poderiam, de maneira nenhuma, provocar um apagão em 10 estados" - disse Cláudio Ferreira, especialista em energia e ex-assessor da diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A constatação de que a pane desta semana, fora do horário de pico, foi causada pelo rompimento de um cabo em uma rede secundária do sistema, com voltagem relativamente baixa em relação às demais, demonstra que "o Brasil está em situação de perigo muito grande", na avaliação de Adriano Pires, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e um dos responsáveis pela elaboração do programa de racionamento adotado pelo governo.

"A Aneel deveria exigir do Operador Nacional do Sistema (ONS) um relatório sobre as condições das linhas de transmissão. Atualmente, isso é uma caixa preta semelhante à que foi a situação crítica da geração no início do ano passado".

Três reuniões diferentes na sede do ONS envolveram técnicos do órgão, representantes da área operacional das empresas de toda a região atingida pela pane e técnicos ligados ao sistema de proteção da rede. Até o início da noite de ontem, não havia sido divulgado nenhum resultado das reuniões.

O sistema de proteção é como uma trava de segurança, que bloqueia a dispersão dos efeitos de uma pane para todo o sistema. "O sistema está velho. Não recebe investimentos há muitos anos e expõe todo o País a um dano que poderia ser localizado", disse Pires. Ele compara a situação da rede à dos dutos da Petrobras que, deteriorados por uma manutenção precária, acabaram provocando uma série de vazamentos nos últimos três anos.

Segundo dados da Eletrobrás, os investimentos em transmissão representaram somente 22% do que foi aplicado no sistema todo, aliando geração e distribuição, entre 1970 e 1999.

O foco no aumento da oferta de energia e a impossibilidade de investimentos das estatais - controladoras da maior parte da rede de distribuição - são apontados como fatores que contribuíram para a deterioração do sistema de segurança da rede. "As estatais não puderam acompanhar o ritmo de investimentos das distribuidoras privadas e seus equipamentos estão defasados", avaliou o secretário de Energia, Indústria Naval e Petróleo do estado do Rio, Wagner Victer.

As empresas privadas estariam investindo em relés digitais, ao passo que as estatais usam versões analógicas, mais antigas. "As duas versões não se comunicam direito, o que pode provocar problemas", explica.

O setor elétrico, porém, não vem tomando o mesmo cuidado. Depois do acidente em Bauru que provocou o apagão de 1999 - disse Ferreira - uma série de recomendações foi feita às empresas do setor para aumentar a segurança do sistema. "Não acredito que as medidas tenham sido tomadas", afirmou. A própria Aneel já sabia do problema e decidiu fazer uma inspeção em toda a rede de transmissão de energia brasileira, para identificar os pontos mais críticos e as medidas necessárias para aumentar a confiabilidade.

A agência, porém, não tem poder para determinar investimentos em segurança, esclarece Ferreira. "Ela pode fazer recomendações", declarou. "A privatização do setor elétrico foi mal-feita e não prevê investimentos retroativos", completa Victer.

Leia mais:
» Governo deve divulgar hoje relatório sobre o apagão
» Problemas em duas linhas causaram o apagão
» Furnas nega responsabilidade no blecaute
» Consumidor pode exigir ressarcimento por dano
» Fórum: onde você estava na hora do apagão?
» Mapa: os Estados atingidos pelo apagão
» Saiba tudo sobre a crise energética

Fonte : O Povo

COMPRAS

PARTICIPE
Dê sua opinião
Mande dicas de economia de energia
Tire suas dúvidas
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade