>Capa >Notícias
COMO ECONOMIZAR
Gasto por eletrodoméstico
Economize em casa
COMO SERÁ O PLANO
DE COMBATE À CRISE
Plano de Racionamento
Cortes e sobretaxas
Serviços públicos
CRISE DE ENERGIA
Motivos da crise
Energia no Brasil
Crise em 2002?
Conseqüências do racionamento
Apagões nos EUA
NOTÍCIAS
NOTÍCIAS

 

Problema em outra linha de Ilha Solteira ocasionou o apagão

Terça, 22 de janeiro de 2002, 22h15

O relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), divulgado hoje, informa que o apagão de ontem que atingiu dez estados e o Distrito Federal, não foi causado apenas pelo rompimento de um cabo da linha de transmissão de Ilha Solteira, em São Paulo. Segundo o relatório, houve também queda de outro cabo em uma segunda linha da usina que corre paralela à primeira e que se desligou sozinha.

Com duas linhas danificadas, houve interrupção da transmissão de energia e ocorreu o chamado efeito cascata. As turbinas da usina de Itaipu, sem ter como escoar a energia, se auto-desligaram para proteger o sistema. O ONS vai apurar ainda se o queda do segundo cabo está relacionado com a do primeiro ou se houve outro problema.

Em entrevista coletiva o presidente do ONS disse que enviou parte do relatório à Agência Nacional de Energia Elétrica. O texto completo será entregue amanhã.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou nota informando que continua a apurar as causas da interrupção no fornecimento de energia. Desde ontem, a Agência vem tomando uma série de medidas com o intuito de esclarecer as causas do problema e apurar responsabilidades.

A Aneel enviou ofícios às companhias de eletricidade que operam em São Paulo para que também informem a Agência sobre as causas do apagão.

Leia mais:
» Furnas nega responsabilidade no blecaute
» Contas que não foram pagas ontem não terão multa cobrada
» ONS estuda causas do apagão
» Apagão provoca caos nas ruas de três regiões do Brasil
» Ministro responsabiliza queda de cabo pelo apagão
» Consumidor pode exigir ressarcimento por dano causado no apagão

Fonte : JB Online

COMPRAS

PARTICIPE
Dê sua opinião
Mande dicas de economia de energia
Tire suas dúvidas
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade