>Capa >Notícias
COMO ECONOMIZAR
Gasto por eletrodoméstico
Economize em casa
COMO SERÁ O PLANO
DE COMBATE À CRISE
Plano de Racionamento
Cortes e sobretaxas
Serviços públicos
CRISE DE ENERGIA
Motivos da crise
Energia no Brasil
Crise em 2002?
Conseqüências do racionamento
Apagões nos EUA
NOTÍCIAS
NOTÍCIAS

 

Ministro responsabiliza queda de cabo pelo apagão

Segunda, 21 de janeiro de 2002, 22h17

O ministro de Minas e Energia, José Jorge, disse hoje que a causa do apagão que atingiu 11 estados foi a queda de um cabo na linha de transmissão entre Ilha Solteira e Araraquara, no interior de São Paulo. A linha tem 440 quilômetros de extensão. O presidente da Aneel, José Mário Abdo, avisou que aguarda em 24 horas um relatório sobre o ocorrido para se levantar os responsáveis pelo blecaute.

A comunicação oficial, no entanto, só deve ser feita amanhã. "Somente depois de receber as informações das empresas (Cesp, Furnas e Itaipu) é que poderemos fazer uma análise mais completa para detectar em que ponto ocorreu o acidente", explicou Mário Santos, presidente do Operador Nacional do Sistema (ONS). Está descartada porém, qualquer relação com o racionamento de energia e a folga na economia durante o carnaval permanece garantida.

O estado de São Paulo foi o mais atingido pelo apagão, tendo 84% de sua carga elétrica cortada. Também sofreram com o blecaute os estados do Mato Grosso (78%), Rio de Janeiro (74%), Espírito Santo (74%), Minas Gerais (55%), Paraná (44%), Santa Catarina (27%), Goiás (27%), Mato Grosso do Sul (27%), Rio Grande do Sul (25%) e o Distrito Federal (27%). A Aneel vai determinar que assim que for identificada a empresa responsável pelo problema, esta prepare, no prazo de 24 horas, um relatório sobre as causas do desligamento.

Mário Santos disse que o problema foi causado nas linhas de transmissão entre Itaipu e a região sudeste ou nas linhas de transmissão da Companhia Energética de São Paulo (CESP). Segundo Santos, a paralisação das turbinas de Itaipu foi uma conseqüência e não a causa do blecaute. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que houve queda de energia na linha de Itaipu e desligamento nas linhas de transmissão dos sistemas Sul-Sudeste e Norte-Sul.

O secretário de Energia do Estado de São Paulo, Mauro Arce, informou que será preciso analisar dados de mais de 100 subestações de energia dos 11 Estados onde ocorreu o desabastecimento. Ele afirmou ser precipitado apontar responsáveis neste momento em que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) investiga as causas do blecaute.

Leia mais:
» Apagão provoca caos nas ruas de três regiões do Brasil

Fonte : Redação Terra

COMPRAS

PARTICIPE
Dê sua opinião
Mande dicas de economia de energia
Tire suas dúvidas
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade