>Capa >Notícias
COMO ECONOMIZAR
Gasto por eletrodoméstico
Economize em casa
COMO SERÁ O PLANO
DE COMBATE À CRISE
Plano de Racionamento
Cortes e sobretaxas
Serviços públicos
CRISE DE ENERGIA
Motivos da crise
Energia no Brasil
Crise em 2002?
Conseqüências do racionamento
Apagões nos EUA
NOTÍCIAS
NOTÍCIAS

 

Apagão atinge pelo menos sete estados

Segunda, 21 de janeiro de 2002, 14h34

Atualizado às 15h09

Pelo menos sete estados das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram sem energia elétrica no início desta tarde. Regiões de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Paraná e o Distrito Federal foram atingidas. O presidente da Itaipu Binacional, Euclides Scalco, informou que uma queda de tensão em algum ponto de São Paulo gerou um problema na usina de Itaipu.

Scalco descartou qualquer ligação do blecaute com o racionamento de energia e informou que a usina está trabalhando apenas com três turbinas. Uma informação não cofirmada indica que problemas nas linhas de tranmissão de Itaipu para Furnas teriam causado o apagão. O Operador Nacional de Sistema Elétrico não identificou a causa do problema. A Aneel confirmou o blecaute, mas não soube informar a extensão e as causas da interrupção na distribuição de energia.

Na capital paulista, o número 190, da polícia, está fora do ar. O metrô está parado. Cerca de cem mil pessoas já foram evacuadas das estações. A polícia já atendeu a 20 ocorrências de trânsito e o mesmo número de chamados para ajudar pessoas presas em elevadores.

No centro da capital paulista, houve um miniblecaute, mas a situação já está normalizada. Foram registradas em São Paulo pelo menos 20 ocorrências de pessoas presas em elevadores. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) colocou todo o efetivo nos cruzamentos da cidade, para monitorar os semáforos. Os da Avenida Paulista, no centro financeiro de São Paulo, voltaram a funcionar por volta das 15h. Seis bairros paulistas não foram atingidos pelo apagão: Vila Maria, Santana, Jardim São Paulo, Bom Retiro, Higienópolis e parte do centro. Quarenta por cento dos municípios de São Paulo já voltaram a ter o fornecimento de luz. Ainda no Estado, Osasco Jundiaí, Campinas, Santos e outras cidades da Grande São Paulo, do interior e do litoral paulista estão sem luz. A Eletropaulo ainda não tem maiores informações sobre o assunto.

No Rio de Janeiro, 331 cidades abastecidas pela Light estão sem luz. O metrô também está parado. No Espírito Santo, Vitória e Vila Velha estão com os semáforos apagados. Em Brasília, ocorreram três quedas de energia seguidas, mas a situação estaria se normalizando aos poucos. Goiânia também foi atingida. No Paraná, as regiões norte e noroeste ficaram sem energia. Porto Alegre registrou queda de energia em 80% zonas norte e em parte da zona sul.

A assessoria de imprensa de Furnas ainda não tem informações sobre o blecaute. A Light também não sabe o que teria motivado o apagão, mas informa que o fornecimento de energia já está sendo restabelecido.

Leia mais:
» ONS vai restabelecer a energia e depois explicar o que houve

Fonte : Redação Terra

COMPRAS

PARTICIPE
Dê sua opinião
Mande dicas de economia de energia
Tire suas dúvidas
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade