Reclamações representaram 14,65% das ligações para o 0800
Terça, 21 de agosto de 2001, 20h33
As reclamações relacionadas ao racionamento de energia elétrica representaram 14,65% do total de ligações feitas para o número 0800-8804400, no primeiro dia de funcionamento da nova central de atendimento montada pela Aneel e pela Câmara de Gestão da Crise de Energia Elétrica (GCE). A central, que entrou ontem em operação, registrou um total de 3.897 chamadas, das quais 571 foram reclamações e 3.326 pedidos de informação.
Das 571 reclamações recebidas das 8 às 20 horas de ontem, 451 referiam-se ao estabelecimento de cotas de consumo pelas distribuidoras e 35 estavam relacionadas ao pagamento da tarifa de religação. Outras 30 chamadas faziam referência a ligações novas; 28 ao corte no fornecimento dos consumidores que excederam a meta de consumo; 15 ao pagamento de bônus; dez à cobrança de sobretaxa e duas ao aumento de carga.
O novo 0800 foi criado para esclarecer dúvidas e receber reclamações dos consumidores das regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste sobre o racionamento. O serviço funcionará de 8 às 20 horas, de segunda a sexta-feira.