A Coelba realizou nesta segunda-feira os primeiros 123 cortes de energia do país em função do Plano de Racionamento. A empresa tem quase 3 milhões de clientes e atende a todo o Estado da Bahia. Segundo a Coelba, 800 mil clientes estão sujeitos aos cortes no Estado.Apesar do alto número de consumidores sujeitos aos cortes, a empresa deve efetuar apenas 20 mil cortes no mês de agosto. A Coelba informou que tem capacidade para desligar a enegia de mil clientes por dia. Não foram registrados problemas no primeiro dia de trabalho das equipes reponsáveis pelos corte.
Os 123 clientes que tiveram a energia cortada nesta segunda, além de não cumprirem a meta, estão inadimplentes. Demais clientes enquadrados nesta situação terão prioridades nos cortes. Depois, a empresa vai desligar a energia daqueles que ficaram mais distantes da meta de racionamento.
Os cortes de energia estão previstos pela Câmara para Gestão da Crise de Energia desde o início do Plano de Racionamento. Os consumidores que não atingirem a redução de 20% no consumo de energia por duas vezes podem ter a energia desligada por três dias pela distribuidora local. Em caso de reincidência, os consumidores ficarão sem energia por seis dias.