Um balanço divulgado hoje pela Light em relação ao consumo no Rio, no primeiro mês do plano de racionamento, até o dia 5 de julho, informa que a companhia havia recebido 97.557 pedidos de revisão de metas. A agência que mais recebeu pedidos de revisão foi a de Copacabana, responsável por 10% do total. Cerca de 150 pessoas do Grupo de Racionamento de Análise Centralizada já analisaram, até o dia 5, 40% dos pedidos: 59% foram considerados procedentes, 28%, improcedentes, e 13% sem documentação necessária (nesses casos, o cliente está recebendo uma carta solicitando o envio dos documentos).
De acordo com a distribuidora, os principais argumentos para o pedido de revisão de meta foram mês de consumo atípico (31%), mudança de endereço (26%), aumento de família (16%) e aumento de aparelhos elétricos (13%). Os pedidos de revisão baseados em aumento de família e de aparelhos elétricos foram considerados improcedentes, conforme determinação da Câmara de Gestão da Crise de Energia Elétrica.
Serão aceitos pedidos de revisão de metas até o dia 15 de julho. Mas os clientes devem ter atenção: como a data cai num domingo, as agências da Light receberão os formulários até o dia 13, sexta-feira. Ainda segundo a empresa, todos os clientes receberão cartas informando a alteração ou não de suas metas de consumo.
Disque-racionamento - O Disque-Racionamento (0800-2820120) já atendeu a 352.065 ligações, desde o início de seu funcionamento, em 1° de junho, até ontem, dia 5 de julho. As principais dúvidas dos consumidores são quanto a mudanças de endereço (35%), aumento de família (20%), aumento de aparelhos elétricos (15%) e mês de consumo atípico, como férias e obras (15%).
Além disso, no mês de junho, a Light promoveu 75 palestras para condomínios, clubes, associações empresariais e comerciais, igrejas, sindicatos e shoppings, entre outros. O objetivo foi esclarecer sobre o racionamento e fornecer dicas para redução de consumo. Para julho estão programadas mais 14 palestras.
Outro ponto do balanço da Light quanto ao atendimento ao consumidor durante esse mês foi a distribuição de cerca de 190 mil kits Energia Solidária pelas ruas da cidade e municípios de sua área de concessão.
Já o site da Light dedicado ao racionamento, www.lightrio.com.br/racionamento, registrou, até ontem, 78 mil downloads de formulários de solicitação de análise de meta de consumo, além de ter recebido mais de 12 mil e-mails com dúvidas.
A Light dispõe ainda de dez quiosques volantes para esclarecimento da população e entrega de formulário de revisão de meta. Atualmente, eles se encontram nos seguintes pontos: Rio Sul, NorteShopping, Estação Pavuna do Metrô, BarraShopping, Sendas Tijuca, Supermercados Bramil (Três Rios), Casa do Arroz (Barra do Piraí), Sendas Bangu, Carrefour Caxias e Sendas Volta Redonda.