Notícias » Economize Energia:Capa >Crise de Energia >Apagões nos EUA
COMO ECONOMIZAR
Gasto por eletrodoméstico
Economize em casa
Calcule sua economia
COMO SERÁ O PLANO
DE COMBATE À CRISE
Plano de Racionamento
Cortes e sobretaxas
Confira as novas metas
Serviços públicos
CRISE DE ENERGIA
Motivos da crise
Energia no Brasil
Crise em 2002?
Conseqüências do racionamento
Apagões nos EUA
NOTÍCIAS
PARTICIPE
Dê sua opinião
Mande dicas de economia de energia
Tire suas dúvidas
Crise Energética

Racionamento de energia na Califórnia

Não é apenas o Brasil que enfrenta uma crise de energia elétrica. O Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, também encara os efeitos do racionamento neste ano. O governador Grey Davids já antecipou que o verão deste ano deve ser bastante problemático, quando pretende fazer 200 horas de blecautes programados.

A desregulamentação do setor energético no Estado em 1996 é apontada por especialistas como uma das principais causas da crise. A legislação aprovada na época proíbe que as empresas distribuidoras repassem ao consumidor o aumento das geradoras - a maioria localizada outros Estados -, o que representou enormes prejuízos quando as geradoras começaram a cobrar mais pela energia.

O maior temor do governo é em relação ao verão (hemisfério norte), quando o consumo de energia na Califórnia aumenta - em grande parte pelo maior uso de ar-condicionado - e a energia que chega ao Estado não será suficiente para abastecê-lo. Outros fatores também agravam ainda mais o quadro no Estado, como usinas fechadas para trabalhos de manutenção e a diminuição do nível dos rios, problema também enfrentado pelo Brasil.

Para tentar remediar o problema, o governo destinou US$ 4,7 bilhões para comprar energia para as distribuidoras durante o primeiro quadrimestre. Entretanto, a medida não foi suficiente para evitar quatro apagões neste período. No começo do ano, a Califórnia esteve em estado de emergência por 37 dias consecutivos devido à escassez de reservas energéticas.

A crise da energia na Califórnia já preocupa o país inteiro. Outras regiões, como Nova York, também temem apagões em um futuro próximo. Algumas das medidas que o governo federal estuda são o aumento da quantidade de usinas nucleares e diminuir sanções a países árabes, o que poderia aumentar a oferta de petróleo aos EUA.

Bush - No dia 17 de maio, o presidente George Bush anunciou um pacote de 105 recomendações para o Congresso Americano para minimizar a crise. As principais medidas são o investimento no setor nuclear e na troca de energia entre os estados. Ele anunciou também o investimento em longo prazo em energia que não dependam do petróleo. Caso as recomendaçòes não tenham sucesso, o presidente prevê uma alta nos gastos com energia de 25% para o consumidor americano.

Redação Terra

 
CALCULADORA

Calcule suas despesas
E veja quanto consegue economizar na sua conta de eletricidade

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade