Notícias » Economize Energia:Capa >Crise de Energia >Energia no Brasil
COMO ECONOMIZAR
Gasto por eletrodoméstico
Economize em casa
Calcule sua economia
COMO SERÁ O PLANO
DE COMBATE À CRISE
Plano de Racionamento
Cortes e sobretaxas
Confira as novas metas
Serviços públicos
CRISE DE ENERGIA
Motivos da crise
Energia no Brasil
Crise em 2002?
Conseqüências do racionamento
Apagões nos EUA
NOTÍCIAS
PARTICIPE
Dê sua opinião
Mande dicas de economia de energia
Tire suas dúvidas
Crise Energética

Conseqüências do racionamento na economia

A diretora do Departamento de Pesquisa e Estudos Econômicos da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Clarice Messer, avisa que o racionamento de energia pode provocar a paralisação de indústrias em São Paulo. Segundo ela, isso pode ocorrer nas fábricas que já usam de modo eficiente a energia elétrica e que não teriam como reduzir seu consumo nem como arcar com as tarifas mais elevadas pelo consumo acima do determinado pelo governo.

Já o diretor-titular do departamento de Infra-estrutura da Fiesp, Pio Gavazzi, acha que é muito cedo para prever as conseqüências nas indústrias, mas se preocupa com a adoção de medidas para evitar o desemprego por causa do racionamento de energia imposto pelo governo. Ele recomenda às empresas a diminuição das horas extras e concessão de férias.

O diretor acredita que as indústrias menores serão as mais atingidas pois não possuem energia própria (geradores) e são elas as que mais empregam. Gavazzi explica que as indústrias de grande porte já estavam se auto-gerando e estavam mais preparadas. Para ele, o setor mais atingido é o elétrico intensivo: das metalúrgicas, das têxteis e das químicas. "Mas só será possível analisar as conseqüências reais do racionamento para as indústrias em um ou dois meses", avisa Gavazzi.

Ameaças - A Volkswagen e a Fiat ameaçaram suspender parte das atividades no País, caso o governo não encontrasse outra solução que não fosse o racionamento. "O país não pode responsabilizar a indústria por aquilo que não consegue fazer, e irei reduzir os investimentos se não houver eletricidade para produzir", disse o diretor da Volkswagen no sul, Herbert Demel, que ameaçou fechar a empresa que dirige.

A Fiat, que produz meio milhão de veículos por ano no Brasil, anunciou no início de maio que poderá ser obrigada a cortar suas exportações devido ao racionamento energético previsto no País. O superintendente da empresa, Gianni Coda, declarou que se o racionamento obrigar a empresa a reduzir o uso de energia, a Fiat deverá conseqüentemente reduzir a produção e começará cortando os produtos para exportação, cuja fabricação seria transferida a outros países.

Redação Terra

 
CALCULADORA

Calcule suas despesas
E veja quanto consegue economizar na sua conta de eletricidade

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade