Geometria euclidiana não é a única possível

A geometria euclidiana, formulada nos postulados de Euclides por volta do século 4 a.C, foi considerada por muito tempo a única possível para o universo. O professor de História da Ciência da Universidade de São Paulo (USP) Gildo Magalhães dá como exemplo a máxima de que retas paralelas nunca se encontram e conservam distância constante para sempre. Essa, segundo o professor, é a base de toda a geometria euclidiana.

No início do século 19, alguns matemáticos começaram a pensar na possibilidade de encontro das paralelas, teorizando sobre que tipo de mundo seria e admitindo que o universo poderia não ser euclidiano. Segundo o professor, experiências realizadas com raios de luz mostraram que a geometria de Euclides é uma ficção: não existe uma reta do universo, nem a ideia de retas paralelas infinitamente. Os pesquisadores começaram a fazer hipóteses não-euclidianas, como as geometrias fractal, hiperbólica e elíptica.

A ruptura do conceito da geometria euclidiana como única possível ainda permitiu que os cientistas apostassem nesses estudos com um problema real. Entre os principais resultados está a formulação da Teoria da Relatividade, de Albert Einstein, baseada na geometria hiperbólica.

foto: Getty Images