Vc Sabia? Veja as respostas para 10 dúvidas muito curiosas

Qual o time de futebol mais antigo do mundo?

Você já imaginou um time de futebol amador, que joga na oitava divisão, ganhando uma medalha de mérito da Federação Internacional de Futebol (Fifa)? Foi o que aconteceu com o pequeno Sheffield FC, da Inglaterra, apontado pela entidade como o mais antigo clube de futebol do mundo, que recebeu a distinção em 2004.

Fundado em 24 de outubro de 1857, na cidade inglesa de Sheffield, o time nasceu da vontade de membros de um clube local de críquete, modalidade que só podia ser jogada no verão, de praticar um esporte que permitisse manter a forma durante os meses de inverno.

A opção foi por montar um time de futebol, modalidade que, ainda sem regras definidas, desde 1855 já vinha sendo jogada como passatempo em brincadeiras dos jogadores do clube. Para organizar os jogos, William Prest, um dos fundadores, ficou encarregado de estudar as várias regras do futebol amador e criar um conjunto de normas para o esporte na nova agremiação, que ficariam conhecidas como Regras Sheffield. O código serviria de base para as normas do futebol que seriam instituídas pela Associação de Futebol de Inglaterra (AF), fundada seis anos depois.

Como não havia outros times, os primeiros jogos foram entre membros do Sheffield FC, divididos em equipes de casados e solteiros ou por profissão. Os jogos despertaram o interesse da comunidade da região, tanto que, em 1962, já existiam 15 clubes, entre eles o rival Hallam FC, com quem o Sheffield FC disputa o mais antigo clássico do futebol mundial. Hoje, a equipe é amadora e disputa uma das ligas equivalentes à oitava divisão no futebol inglês.

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Terra