Conheça os vencedores do Nobel 2012

Conheça os vencedores do Nobel 2012

O Prêmio Nobel, administrado pela Fundação Nobel, em Estocolmo, é concedido desde 1901. As bases para sua criação foram erguidas em 1895, quando Alfred Nobel - cientista, inventor, autor, empresário e pacifista - destinou em seu testamento grande parte da sua riqueza para o estabelecimento da premiação. Nobel, que ficou rico por inventar explosivos e, apesar dos protestos da família (que perdeu boa parte da fortuna para a premiação), decidiu deixar o nome registrado na história também por promover o desenvolvimento científico, a cultura e a paz.

Todos os anos, os comitês da premiação enviam convites individuais para diversas instituições acadêmicas e científicas para pedir indicações de candidatos ao prêmio, e há mais de um século, o mundo acompanha o prêmio e celebra as personalidades que, por engrandecerem o mundo dentro das respectivas áreas de atuação, recebem a distinção.

Confira, a seguir, quem foram os laureados e quais foram seus feitos premiados pelo Nobel 2012 – e pelo prêmio de Economia, criado em 1968 pelo Sveriges Riksbank, o banco central sueco, para comemorar o 300º aniversário da instituição.

foto: Getty Images