10O antissemitismo quase deixou Einstein sem o Nobel?

Segundo o próprio site da Fundação Nobel, Einstein recebeu o Nobel de física de 1921, mas o prêmio foi anunciado apenas no ano seguinte e o cientista concedeu seu discurso em 1923. A fundação afirma que ele não teve tempo de comparecer à cerimônia em 10 de dezembro de 1922 pois estava em viagem.

Michio Kaku explica que entre 1910 e 1921 Einstein foi rejeitado oito vezes pela comissão que entrega o prêmio, sendo que diversos experimentos já haviam sido feitos para comprovar a teoria da relatividade. Segundo o biógrafo, Sven Hedin, membro da comissão, confessou que o maior problema para a entrega do Nobel a Einstein foi Philipp Lenard, cientista antissemita e que tinha muito influência entre os membros da fundação.

Kaku afirma ainda que o problema era a teoria da relatividade. O físico explica que os membros da comissão não conseguiam entender a teoria e tinham medo de conceder o prêmio a algo que eles descobrissem, mais tarde, se mostrar inválido.

Contudo, todos os problemas foram contornados e Einstein recebeu o prêmio - mas não pela relatividade, mas sim pelo efeito fotoelétrico.

Albert Einstein em 1933, durante o centenário de Alfred Nobel
foto: Getty Images