Falklands ou Malvinas:conheça a história do arquipélago

Cartola - Agência de Conteúdo/Especial para o Terra

Falklands para os ingleses, Malvinas para os argentinos. Há 30 anos, os dois países travavam uma guerra pela posse do arquipélago, distante algumas centenas de quilômetros da costa argentina. Durante poucos meses, por vias terrestres, aéreas e marítimas, a Argentina tentou retomar o controle das ilhas, invadindo a capital Stanley. Mas acabou derrotada no conflito, e o local continua sob domínio inglês até hoje.


Entretanto, a questão ainda não está completamente definida: os argentinos continuam fazendo pressão diplomática para discutir a posse das ilhas, enquanto que na terra natal de Margaret Thatcher, a primeira-ministra durante o conflito, os britânicos se recusam a iniciar qualquer negociação.


A polêmica também é alimentada por algumas celebridades, como o músico inglês Roger Waters, ex-líder do grupo Pink Floyd, que afirmou que as ilhas pertencem à Argentina, durante uma entrevista para a emissora Televisão Nacional de Chile (TVN), em Santiago. "Em 1982 a Guerra das Malvinas salvou a carreira política da primeira-ministra Margaret Thatcher, mas matou muitos britânicos e argentinos", lamentou.


Mas desde quando as ilhas são território britânico? Quais as principais curiosidades e destaques da guerra? Quais os desdobramentos até os dias de hoje? A seguir, conheça a resposta para essas e outras questões envolvendo o tema.