9Exercício sobre 'afinidades' de meninos e meninas causa polêmica

Exercício de uma apostila da editora Positivo para alunos do 5º ano do ensino fundamental está causando polêmica nas redes sociais. O material, que pede que os alunos apontem as atividades que têm mais "afinidade" com meninos ou meninas, foi apontado por internautas como "machista" e "sexista".

Uma cópia da página do exercício foi publicada no Facebook no inicio de outubro. A mensagem traz o relato da tia de uma menina, que teria recebido o exercício em uma escola particular e Natal (RN). "Minha irmã debateu com ela tópico por tópico, mas se horrorizou com o conteúdo e com a aceitação da escola", diz o texto.

O exercício traz uma lista de atividades e pede para os alunos relacionarem as que têm mais "afinidade" com meninos ou com meninas. Depois, ao lado dos tópicos, aparecem duas figuras com as indicações "meninas podem fazer" e "meninos podem fazer". Entre as tarefas que devem ser relacionadas estão: brincar de boneca, jogar futebol, brincar de carrinho, usar biquíni e sutiã, cuspir no chão, usar cabelo comprido, usar gravata, usar brinco, usar saia, lavar louça e ajudar a arrumar a casa. Em nota, a editora Positivo disse que o material que será utilizado pelos alunos em 2014 já foi alternado para promover um “debate mais aprimorado sobre o tema".

Leia mais »

foto: Facebook/Reprodução