2Livro tem contas de matemática com erros

Na polêmica mais recente, um livro de matemática apresenta erros básicos. O material afirma que dez menos sete é igual a quatro. A obra foi impressa e distribuída a alunos de instituições multisseriadas de escolas públicas da zona rural do País. O Ministério da Educação (MEC) e a Controladoria-Geral da União (CGU) abriram uma investigação formal para identificar os responsáveis pelo envio do material didático destinado à educação no campo.

Em comunicado oficial, o MEC reconhece que "erros de diagramação, editoração e revisão" foram constatados em fevereiro de 2011 por especialistas contratados pelo órgão. No entanto, a suspensão do uso do material didático só ocorreu no dia 2 de junho. Os livros foram distribuídos para cerca de 40 mil classes, que atendem 1,3 milhão de alunos.

No segundo semestre do ano passado foram encontrados erros graves em 200 mil exemplares da coleção Escola Ativa. No total, foram impressos 7 milhões de livros da coleção. A nota oficial minimiza o erro ao afirmar que "o programa Escola Ativa atinge a menos de 1% dos estudantes de escolas públicas de educação básica em todo o País".

foto: Getty Images