Saiba curiosidades, mitos e verdades sobre os alimentos

11 É verdade que adultos não precisam tomar leite?

Muitos nem imaginam, mas existe certa polêmica em relação ao consumo de leite de vaca por adultos. De um lado, alguns estudiosos o acusam de causar alergias e outras doenças. De outro, o alimento é aclamado como ótima fonte de cálcio e proteínas de alto valor biológico.

Para a nutricionista Luciana Setaro, o leite não deve ser excluído da dieta alimentar do homem adulto. Segundo ela, o consumo de leite está associado à prevenção de osteoporose, hipertensão arterial e contribui até para o fortalecimento do sistema imunológico, pois ele é rico em cálcio, vitaminas, sais minerais e proteínas.

Luciana ressalta que é muito difícil substituir o leite por outra fonte de cálcio. Para obter as mesmas quantidades do nutriente com a ingestão apenas de vegetais, o volume de legumes e verduras teria que ser muito grande, o que não é frequentemente observado na alimentação da maioria das pessoas.

A professora de nutrição lembra, porém, que quase um terço da população mundial tem intolerância à lactose, o açúcar do leite. Estas pessoas não conseguem produzir a enzima que digere a lactose e, por isso, se consomem o alimento, acabam sofrendo com diarreia, cólicas, flatulência, dor e distensão abdominal. Logo, elas precisam excluir o leite da dieta e substituí-lo por uma alimentação equilibrada que supra as necessidades de cálcio.

Foto: Getty Images

Terra