CRIME

 » Crises econômicas empurram adolescentes ao crime
 » Jovens criminosos pobres morrem anônimos
 » Abandono da escola reduz chance de vida honesta
 » Com o Estatuto, drogas viraram assunto de saúde pública
 » Ganhos com o tráfico seduzem os jovens
 » Números mostram relação entre economia e criminalidade
 » Redução de maioridade penal é polêmica


FÓRUM
Os direitos das crianças e dos adolescentes são cumpridos como prevê o Estatuto?

ARTIGO

 » ECA comemora 10 anos

 

 

O EstatutoAbusosCrimeRecuperação dos JovensTrabalho InfantilEducaçãoEducação

Ganhos com o tráfico seduzem os jovens

As razões específicas que levam os adolescentes ao crime - quando cai a massa salarial ou piora a distribuição de renda - ainda são, para o economista Marcos Lisboa, da Fundação Getúlio Vargas do Rio (FGV/Rio), um assunto a ser mais bem estudado. É evidente que esse é um problema que afeta basicamente as camadas mais pobres da população.

"As crises desestruturam as famílias e aumentam o incentivo para os filhos buscarem em atividades criminosas a complementação da renda familiar", diz, frisando que se trata de uma interpretação e ainda há muitas dúvidas sobre esses mecanismos de transmissão entre o fator econômico e o crime.

O tráfico de droga, a atividade criminosa central nas grandes metrópoles brasileiras, é uma fonte imbatível de renda para um adolescente pobre típico. "É muito dinheiro", diz R.M., de 16 anos, envolvido com tráfico de cocaína, que diz ganhar R$ 380,00 por dia em uma boca de uma favela do subúrbio carioca de Honório Gurgel.

Pode haver algum exagero no evidente orgulho adolescente de R.M. ao discorrer sobre seus rendimentos, mas avaliações de assistentes sociais apontam para ganhos diários de iniciantes no tráfico que podem ir facilmente além de R$ 100,00 por dia.

Redação Terra / O Estado de S. Paulo

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002, Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade