PUBLICIDADE

DINO

Barueri será a primeira cidade brasileira com rede inteligente de distribuição de energia

Nova estrutura de distribuição de energia trará benefícios para distribuidores e consumidores

26 jun 2017 - 10h12
Compartilhar
Exibir comentários

A cidade de Barueri, no estado de São Paulo, deverá ainda esse ano ser a primeira cidade brasileira a ter toda a sua distribuição de energia formada por redes inteligentes, também conhecido como Smart Grids. O projeto da Eletropaulo, iniciado em 2013, será o primeiro grande teste deste tipo de estrutura no Brasil, que também conta com o investimento de outras distribuidoras de energia espalhadas pelo país, como a CPFL e a CEMIG.

O smart grid é uma nova arquitetura de distribuição de energia elétrica, que irá permitir que imóveis comerciais e residenciais "comuniquem-se" com a rede elétrica, o que irá trazer vários benefícios, como, por exemplo, poder saber, em tempo real, o quanto seu imóvel consumiu de energia no mês. Além disso, será muito mais fácil para a operadora detectar e solucionar falhas na distribuição de energia, inclusive remotamente. No futuro, também será possível o modo de tarifação pré-paga por parte da operadora.

A previsão da Eletropaulo é de finalizar a estruturação de smart grid em Barueri no segundo semestre deste ano, dando início ao próximo passo, que será a instalação dos primeiros medidores inteligentes. Com esses medidores, que substituirá o tradicional relógio de luz, além de saber o consumo mensal, o consumidor poderá inclusive acionar remotamente aparelhos eletrônicos de sua residência. Esse maior controle sobre o consumo de energia deverá proporcionar maior economia ao consumidor a médio e longo prazo.

Escritórios e empresas também deverão se beneficiar com essa nova tecnologia, pois impedirá desperdícios de energia, como iluminação elétrica desnecessária, e equipamentos eletrônicos que ficam ligados sem necessidade após o expediente. Somado ao uso de equipamentos modernos, com menor consumo energético, possibilitará uma imensa economia mensal para os imóveis comerciais. Segundo Adriana Maia, da OfficeTotalShop , há um aumento do interesse dos consumidores sobre a média de consumo dos produtos que pretendem comprar.

"Atualmente o consumo de energia já é um diferencial de venda em nossa loja, o cliente procura saber qual modelo é o mais econômico nesse quesito, chegando inclusive a ser o fator de decisão final. Eles têm um maior entendimento sobre a diferença que isto pode fazer nas finanças da empresa a médio e longo prazo", explica Maia.

Com 250 mil habitantes, Barueri está entre as 30 maiores cidades do país. No planejamento da Eletropaulo, o sistema de Smart Grid estará totalmente instalado até 2019. Em outras regiões do Brasil também estão sendo instalados sensores inteligentes para os clientes do Grupo A, onde estão enquadradas os maiores consumidores de energia, como indústrias e estabelecimentos comerciais de grande porte. Porém, não há previsão para implementação em imóveis residenciais.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade