Mitos da Ciência

Apenas 10% do nosso cérebro é usado?

A história do uso de apenas 10% do nosso cérebro é um dos mitos mais persistentes e divulgados em todo o mundo. O famoso mentalizador Uri Geller, que entortava garfos e facas em programas de TV, fazia referência ao enorme poder mental "potencial" que qualquer um, dizia, poderia desenvolver. A idéia parece ótima: se isso é mesmo verdade, sobram ainda 90% do cérebro para aprender a usar, ou seja, podemos nos tornar superinteligentes e superpoderosos.

Mas, de acordo com a neurologista Suzana Herculano-Houzel, a propalada tese de que usamos apenas 10% do cérebro é um mito, apenas. Em seu site (https://www.cerebronosso.bio.br/), ela diz que não há qualquer razão científica para se supor que apenas 10% do nosso cérebro, ou 10% dos neurônios, ou 10% da capacidade cerebral seja utilizada. "Todas as evidências sugerem, na verdade, o contrário: utilizamos nosso cérebro por inteiro", afirma a especialista.

E se fosse mesmo verdade que apenas 10% do cérebro é utilizado, porque teriam conseqüências tão devastadoras acidentes ou doenças em que apenas uma parte do cérebro é afetada? Especialistas concordam: nós já usamos o nosso cérebro, para diversas e distintas funções, em sua totalidade - ainda que não todo o cérebro ao mesmo tempo.

Fotos: Getty Images