As maiores tragédias espaciais

Não foram só momentos célebres, como a primeira viagem do homem ao espaço ou a chegada à Lua, que marcaram os últimos 50 anos da conquista do espaço pelo homem. Muitas tragédias também fizeram parte desta história e motivaram as agências espaciais a reestruturarem seus sistemas e suas regras de segurança. Veja alguns casos:

Janeiro de 1967:
Três astronautas americanos da nave Apolo 1, Virgil Grisson, Ed White e Roger Chafee, morrem em um incêndio na plataforma de lançamento, enquanto realizam um teste de contagem regressiva e decolagem.

Abril de 1967:
O cosmonauta soviético Vladimir Mikhailovich Komarov torna-se o primeiro homem a morrer no espaço. O paraquedas de sua nave falhou no retorno e a nave caiu na Terra.

Junho de 1971:
Três cosmonautas soviéticos morrem durante a reentrada na atmosfera terrestre, após 24 dias em órbita na estação espacial Salyut 1. Foi um recorde de permanência.

Março de 1980:
Cinco técnicos morrem no Cosmódromo Plesetsk, da Rússia, quando um foguete Vostok explodiu durante reabastecimento. O incidente foi apenas anunciado em 1989.

Janeiro de 1986:
Sob uma temperatura quase ao ponto de congelamento, as autoridades da Nasa ordenam o lançamento do Challenger. Setenta e dois segundos depois, a nave explode no ar, causando a morte de seus sete tripulantes, dentre as quais a primeira professora a viajar ao espaço. A investigação do acidente determinou que tinha sido causado pelo congelamento de um dos anéis de união do foguete impulsor. Desde então, os engenheiros da Nasa corrigiram essas peças, e mesmo assim suspenderam o lançamento de naves quando a temperatura no Centro Espacial Kennedy estiver próxima de níveis perigosos.

1º de fevereiro de 2003:
Os sete ocupantes do Columbia morrem quando a nave encerrava uma até então bem-sucedida missão espacial. O ônibus espacial se desintegrou na sua volta à Terra, como resultado de uma perfuração na asa esquerda, provocada pelo desprendimento de um pedaço da espuma de isolamento de um setor do tanque externo. A tragédia levou a Nasa a cancelar as operações das naves e a atrasar a construção da Estação Espacial Internacional. Os voos foram retomados quando os engenheiros da agência espacial realizaram uma série de modificações no tanque externo, para evitar uma tragédia similar.

Foto: AP