50 anos: o homem conquista o espaço

Angela Chagas

O sonho da exploração espacial pelo homem se tornou realidade no dia 12 de abril de 1961, com o lançamento da cápsula Vostok 1, que carregava o cosmonauta soviético Yuri Gagarin. Com apenas 27 anos, Gagarin tomou seu lugar na história como o primeiro homem a sair dos limites da atmosfera terrestre e entrar no espaço.

Às 9h08 do horário local, o cosmonauta decolou da plataforma de Baikonur, no Cazaquistão, então república da antiga União Soviética, para um voo que durou uma hora e 48 minutos e consistiu de uma volta elíptica em torno da Terra, a 302 km de altitude. "Da altura cósmica, a Terra é vista com nitidez, se distinguem claramente as montanhas, as costas e as ilhas", escreveu Gagarin no relatório oficial sobre o voo.

Durante a viagem, ele não teve controle da nave porque ainda não se sabia precisar os efeitos da falta de gravidade sobre o corpo humano e os especialistas tinham medo que ele perdesse o controle de si mesmo e colocasse em risco a missão. Havia, porém, uma chave lacrada que permitia ao cosmonauta assumir o controle da cápsula em caso de emergência.

O retorno à Terra representou um grande risco: a Vostok não tinha recursos técnicos para pousar na superfície, e Gagarin, a 7 mil m de altura, teve que abandonar a nave em queda livre, com a ajuda de um assento ejetável, e aterrissar com o paraquedas. Felizmente, Gagarin pousou em uma fazenda na região de Saratov, a quase 400 km de distância do lugar onde as brigadas de resgate o esperavam. Os moradores da localidade pensaram no início que se tratava de um espião americano.

O pouso de paraquedas não foi confirmado oficialmente pela União Soviética no primeiro momento. As equipes que lideraram a missão tinham medo que a viagem ao espaço não fosse reconhecida pelas regras internacionais. Isso não aconteceu, e o feito de Gagarin foi manchete nos jornais do mundo todo.

Cinquenta anos depois, a missão do jovem cosmonauta, que se lançou ao desconhecido para marcar história, continua impressionando e influenciando muitas pessoas. O primeiro e único astronauta brasileiro a participar de uma missão espacial, Marcos Pontes, se diz inspirado pela trajetória do herói russo.

“Quando eu fui para a Rússia fazer o treinamento, antes da missão, foi muito difícil porque eu tinha cinco meses para entender o sistema deles, que é diferente do que eu havia me preparado na Nasa. O idioma também é muito difícil e eu estava longe da minha família. Mas em cada dificuldade eu pensava em Yuri Gagarin, na sua coragem. Eu olhava para a estátua dele no centro russo e isso me dava muita força para superar os desafios. Eu olhava para ele e dizia: eu vou conseguir’”.

Marcos Pontes partiu para o espaço da mesma base onde Gagarin havia se lançado, no dia 29 de março de 2006.

Fotos



Vídeo

Foto: Getty Images