Abril

As duas imagens foram tiradas partir dos dormitórios do ESO. Na mais antiga, de 1970, a cúpula branca no centro é do Schmidt, que ainda não havia começado a funcionar (entrou em operação em 1972). Uma parte do telescópio de 1 m do ESO aparece à direita e, à esquerda dele, o topo do GPO.

Na imagem mais recente, chama a atenção a mudança no pico de La Silla. No ponto mais alto pode ser visto o telescópio de 3,6 m, que entrou em operação em 1976 e continua ativo - é nele, inclusive, que está instalado o instrumento Harps, que descobre exoplanetas. Ao lado, o Coudé, que complementa o "irmão" maior, com 1,4 m de diâmetro.

Logo à direita, está o NTT com seus 3,58 m de diâmetro e uma cúpula angular. Este foi o primeiro telescópio do mundo a ter um espelho controlado por computador, após entrar em operação em 1989. O telescópio de 3,6 m e o NTT foram utilizados durante uma das pesquisas que descobriram que a expansão do universo está em aceleração, o que levou os responsáveis a ganharem o prêmio Nobel de Física de 2011.

Foto: J. Dommaget/ESO/Divulgação Foto: ESO/Divulgação