Terra Música

DA PRIMEIRA BRIGA AOS 50 MILHÕES DE DISCOS VENDIDOS

Reportagem: Osmar Portilho

Grande nome da música britânica, o Oasis foi um dos grupos responsáveis por colocar o Reino Unido de volta no pódio do rock’n’roll mundial. O jeito debochado e brigão dos irmãos Gallagher também ajudou a acrescentar uma pitada de confusão no mundo do rock. Após 18 anos de carreira e mais de 50 milhões de discos vendidos, o Oasis chega em 2009 como uma das bandas mais respeitadas do mundo e mantém seu comportamento explosivo, que acompanha o grupo desde seu surgimento, em 1991, na cidade Manchester, na Inglaterra.

A 1ª alfinetada

Em 1991, o grupo The Rain, formado por Paul McGuigan (baixo), Paul “Bonehead” Arthurs (guitarra), Tony McCarroll (bateria) e Chris Hutton (vocalista), precisava muito de um vocalista, já que Arthurs não estava satisfeito com o cantor da época. É aí que entra Liam Gallangher, que foi logo sugerindo um novo nome para o grupo: Oasis.

Noel, irmão mais velho de Liam e roadie da banda Inspiral Carpets, foi acompanhar o primeiro show dos garotos no clube Boardwalk. Mas Noel achou o som do Oasis pouco original e viu ali uma boa oportunidade para tocar suas próprias composições. Diversos rumores que circulam até hoje dizem que Noel entrou para o Oasis após criticar o irmão caçula dizendo que as músicas do grupo eram ruins. Liam teria retrucado dizendo: “Então faça melhor”.

Com Noel assumindo o comando criativo da banda, o Oasis fez uma série de apresentações ao vivo até gravar sua primeira fita demo, chamada Live Demonstration. Em maio de 93, o grupo foi descoberto por Alan McGee, sócio da gravadora Creation Records, que ofereceu um contrato aos integrantes após um show em Glasgow, na Escócia.

Em 30 de agosto de 1994, o Oasis lançou Definitely Maybe, seu álbum de estréia que entrou nas paradas com hits como Rock’n’Roll Star, Live Forever, Supersonic e Cigarrettes & Alcohol.

Nessa época, as primeiras desavenças entre os irmãos Gallagher se tornaram públicas. Em setembro de 94, durante um show em Los Angeles, Liam criticou a platéia americana e bateu em Noel com um pandeiro, tudo sob supostamente efeito de drogas. O guitarrista ameaçou deixar o Oasis, mas os irmãos fizeram as pazes.

Depois de demonstrar força com o primeiro álbum, o Oasis atingiu o primeiro lugar da parada pela primeira vez em 1995 com a música Some Might Say. No mesmo ano sofreu sua primeira baixa, o baterista Tony McCarroll deixou a banda e foi substituído por Alan White.

Altos e baixos

Lançado em 95, (What’s the Story?) Morning Glory, o segundo CD do Oasis, se tornou o maior êxito do grupo. Somando mais de 30 milhões de cópias vendidas até hoje, o disco rendeu sucessos como Wonderwall, Don’t Look Back in Anger e Champagne Supernova.

Depois de tamanho sucesso, a expectativa gerada com o novo trabalho do grupo foi gigantesca. Talvez por isso, os discos posteriores do Oasis não tenham repetido o mesmo sucesso. Lançado em 97, Be Here Now foi duramente criticado pela mídia, mas emplacou canções como Stand By Me e All Around the World.

O álbum seguinte, Standing on the Shoulder of Giants, de 2000, marcou a saída de Bonehead e Guigsy, que teriam sido “convidados a sair” do grupo. Mesmo com uma sonoridade mais psicodélica e distante dos refrões grudentos que haviam consagrado o Oasis, a banda emplacou hits como Go Let It Out e Gas Panic.

Seguindo nessa fase “estranha”, o Oasis lançou em 2002 o álbum Heathen Chemistry. Mais uma vez o lançamento foi aguardado com muita expectativa, mas o disco não empolgou e a crítica acabou colocando ele no limbo da discografia dos britânicos.

Só em 2005 o Oasis iniciou uma escalada de volta ao topo. A banda lançou Don’t Believe the Truth, álbum com canções mais simples, que lembram as músicas que consagraram o grupo. Deste álbum saíram sucessos como Turn Up the Sun e Lyla.

O Oasis lançou então, em 2008, Dig Out Your Soul. Gravado no lendário estúdio Abbey Road, os primeiros singles lançados, The Shock of the Lightnin e I’m Outta Time foram bem recebidos pelos críticos e pelos fãs.

Próximo

Noel Gallagher em 2007