Reportagem: Osmar Portilho
Se hoje a Inglaterra ferve com o surgimento de diversas bandas “hype”, parcela disso é responsabilidade do Oasis. Em uma época onde o mercado musical só tinha olhos para os grunges de Seattle – Nirvana, Pearl Jam, Alice In Chains e por aí vai – o surgimento de Oasis e Blur abriu os olhos da indústria e deu novo fôlego ao mercado britânico.
Com canções simples, mas com grande potencial, a banda dos irmãos Gallagher colocou os britânicos novamente no mapa do rock mundial, que já tinha sido liderado por eles nos anos 60, com The Beatles e The Rolling Stones.
Enquanto o grunge nos Estados Unidos via sua decadência – muito por conta da morte de Kurt Cobain, líder do Nirvana, em 1994 – diversos nomes surgiam em Londres e davam cada vez mais força para o movimento britpop. Com influências que iam de Beatles a The Kinks, passando por Stone Roses e Smiths, os britânicos ganharam terreno e bandas como Oasis, Blur, Suede, Pulp, Supergrass e Elastica foram consagradas com o sucesso.
O entusiasmo dos ingleses com o britpop foi tamanho que houve até briga nas paradas. Oasis e Blur, que sempre dividiram os fãs, decidiram lançar os singles Roll With It (Oasis) e Country House (Blur) no mesmo dia. A corrida pela venda dos CDs decidiria qual banda era mais popular.
Com toda a mídia cobrindo a “briga” e colocando lenha na fogueira com declarações polêmicas dos grupos – Noel chegou a dizer que queria que Damon Albarn pegasse aids e morresse –, o assunto tomou as páginas do tablóides e virou sensação.
Com 274 mil cópias vendidas, o Blur bateu o Oasis, que vendeu 216 mil. Na época, os irmãos Gallagher se defenderam dizendo que o CD do Blur, além de mais barato, vinha em duas versões, cada uma delas com diferentes faixas, obrigando os fãs a comprarem duas cópias.
Mas embora tenha perdido a batalha, ao que tudo indica, o Oasis se consagrou como vencedor da guerra. A banda de Manchester vendeu mais de 50 milhões de cópias e conquistou público nos Estados Unidos graças ao hit Wondewall. Enquanto isso, o grupo de Damon Albarn ficou enfraquecido com a saída do guitarrista Grahan Coxon e acabou dando um tempo em suas atividades (mas eles já anunciaram que devem voltar a se reunir ainda em 2009).
Anterior Próximo
Em 2007 Liam aparece com os cabelos longos