50 & Counting: Rolling Stones se reúnem para turnê comemorativa

Enquanto os Beatles atravessavam os anos 60 com a imagem de bons moços com um rock fácil de ser assimilado pelas massas, surgia naquela mesma Inglaterra o outro lado da moeda: um rock mais cru, visceral, enraizado no blues da Muddy Waters com a mesma selvageria dos riffs ardidos de Chuck Berry e a postura irreverente de Little Richard.

No palco, a figura esguia de seu vocalista hipnotiza em movimentos quase sexuais enquanto seu guitarrista com cara de mau e pose de pirata entreolha a plateia e passeia por acordes ora limpos, ora agressivos. Essa mesma fundação que tornou os Rolling Stones marcantes nos anos 60 os trouxe até aqui, em 2012, quando completam 50 anos de carreira.

Mick Jagger, Keith Richards, Ron Wood e Charlie Watts se juntaram em 2012 para uma turnê em grande estilo. Mais do que shows comemorativos, o quarteto já mostrou que não lida bem com o ostracismo: depois de 29 álbuns de estúdio – suficiente sara montar dezenas de setlists – lançou duas novas músicas em GRRR!, compilação de grandes sucessos dos britânicos.

A nova turnê, intitulada 50 & Counting, já tem datas marcadas em Londres, na Inglaterra, entre 25 e 29 de novembro e em Nova Jersey, nos Estados Unidos, entre 13 e 15 de dezembro. As apresentações serão um laboratório para Jagger, Richards, Watts e Woods para o que deve acontecer em 2013, uma nova aguardada excursão mundial. Veja a seguir 10 motivos para se preparar e guardar seu lugar na turnê do Rolling Stones no ano que vem.