Dia do Rock

TOCA RAUL!

Kid Vinil*

Talvez um dos maiores legados de Raul Seixas seja esse jargão “Toca Raul!”, isso é uma febre desde a década de 80. Em qualquer situação constrangedora ou não, sempre pinta um engraçadinho gritando “Toca Raul!”. Lembro que até no meio de show internacional, alguém na platéia soltava o jargão entre uma música e outra e acabava virando uma piadinha. Se há uma falha durante uma discotecagem, logo surge o engraçadinho gritando “Toca Raul!”. E tem também aqueles que falam sério durante os shows, pois são fãs de Raul Seixas. Brincadeira ou não esse jargão será eterno.

Mas, o legado de Raul Seixas após 20 anos de sua morte vai muito além disso. Certa vez ouvi Gilberto Gil dizendo que Krig-Há, Bandolo! é um dos melhores discos do rock brasileiro. Concordo plenamente com a afirmação de Gil, o disco lançado em 1973 foi o primeiro álbum solo de Raul Seixas com seu parceiro Paulo Coelho. Nele estava seu primeiro grande sucesso Ouro de Tolo, uma música que tocou à exaustão em todas as rádios do país naquela época.

Recentemente Nasi, o ex-vocalista do IRA!, fez uma releitura de Krig-Há-Bandolo! num show especial que ele apresentou na Virada Cultural de São Paulo. A música de Raul Seixas influenciou bandas famosas dos anos 90, como Raimundos e Chico Science, por exemplo.

Terra

musica