Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esporte     Informática     Revistas

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Outras bolsas
BASTIDORES
» Claudio Humberto
JORNAIS DA REDE
» Manchetes do dia
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Empregos
» Horóscopo
» Imposto de Renda
» Mapas
» Finanças Pessoais
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet

Mir oferece último espetáculo de luz antes de morrer

Sexta, 23 de março de 2001, 08h23
clique aqui
A estação espacial russa Mir se desintegrou esta sexta-feira na atmosfera, depois de 15 anos em órbita, e seus restos incandescentes iluminaram o céu das ilhas Fiji, dando um último espetáculo antes de cair no oceano Pacífico. "A Mir terminou seu vôo às 5h59 GMT" (2h59 de Brasília) e seus restos cairam no oceano Pacífico, anunciou o Centro russo de Controle de Vôos Espaciais (TSOUP) em Korolev, perto de Moscou, acrescentando então que fragmentos da estação continuavam queimando na atmosfera.

"Terminamos um projeto formidável e o terminamos dignamente. Este é mais um exemplo que demonstra que a Rússia foi e continua sendo uma grande potência espacial", declarou o diretor da Agência Espacial russa, Yuri Koptev. A Mir, um complexo único de 137 toneladas de peso e 40 metros de comprimento, foi o maior aparelho espacial já construído. Os restos incendiados da estação Mir caíram na atmosfera, passando sobre as ilhas Fiji e iluminando o céu do Sul do Pacífico com uma longa esteira alaranjada.

"As pessoas reunidas aqui estiveram em êxtase. Foi um espetáculo incrível", contou o correspondente do canal CNN, Hugh Williams, em Nadi (ilhas Fiji). "A luz do céu era fenomenal", prosseguiu o jornalista. A estação Mir recebeu três impulsos, o último dos quais a fez entrar na atmosfera, onde se desintegrou em grande parte. Toda a operação de destruição se desenvolveu de acordo com o programa estabelecido, para alívio dos países que temiam ser afetados por uma queda incontrolável, como Japão, Nova Zelândia e Chile.

No Japão, as autoridades tinham aconselhado a população a permanecer em suas casas durante a queda da Mir, enquanto a Nova Zelândia retardou os vôos que deviam atravessar o Pacífico. Vinte e sete barcos pesqueiros que trabalhavam no Pacífico, longe demais para voltar a porto, esperaram com preocupação a queda da Mir, cujos restos não causaram finalmente qualquer dano. O Chile, por sua parte, havia protestado ante a Rússia pela destruição da Mir no pacífico, considerando que os russos utilizam este oceano como depósito de lixo espacial.

O anúncio da destruição da Mir, que durante longo tempo foi orgulho do programa espacial soviético e depois russo, foi recebido com um comovente silêncio no centro de controle de Korolev. "Nós, os cosmonautas, vamos beber juntos um pouco de conhaque. A Mir não se apagará de nossa memória por muito tempo", declarou entristecido Alexandre Lazutkin. Os russos tomaram a dolorosa decisão de destruir a Mir por motivos financeiros e de segurança.

Moscou não podia apoiar financeiramente dois projetos tão caros como Mir e a Estação Espacial Internacional (EEI), ambicioso projeto em que participa junto com Estados Unidos e outros 14 países. Os russos optaram por destruir sua velha estação orbital, que estava há 15 anos em órbita quando inicialmente tinha sido concebida para durar cinco anos. Entretanto, a grande maioria dos russos se manifestava contrariamente, segundo as pesquisas, à destruição da estação. Numerosos cientistas, políticos e cosmonautas se pronunciaram também contra a destruição.

Além disso, um grupo de deputados preparou uma resolução em que pede a demçissão do chefe da Agência Espacial, Yuri Koptev, por considerá-lo responsável pela destruição da Mir.

Veja fotos, vídeos e a cobertura completa da Mir
Copyright 2001 AFP

Volta

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

 

Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.