MUNDO
  Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esporte     Informática     Revistas

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Bolsas
BASTIDORES
» Claudio Humberto
JORNAIS DA REDE
» Manchetes do dia
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Cotação de Automóveis
» Empregos
» Horóscopo
» Loterias
» Imposto de Renda
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet

Principais acidentes com submarinos nucleares

Terça, 15 de agosto de 2000, 11h55min
Nas últimas décadas, vários submarinos sofreram acidentes e defeitos técnicos, como o Kursk, submarino nuclear da frota russa que está encalhado no fundo do mar de Barents, noroeste da Rússia, com 116 homens a bordo.


Os casos de mais destaque:
- 10 abril 1963: O Thresher, submarino atômico norte-americano, desaparece na costa da Nova Inglaterra: 129 mortos.
- 21 maio 1968: O submarino nuclear norte-americano Scorpion desaparece entre as ilhas dos Açores e a costa leste dos Estados Unidos: 99 mortos.
- 12 abril de 1970: Segundo o Pentágono, um submergível nuclear soviético, classe November, desaparece na costa espanhola do Atlântico. Pelo menos 88 marinheiros soviéticos teriam morrido.
- 21 agosto 1980: Declarado um incêndio a bordo de um submarino soviético a propulsão nuclear, classe Echo 1, a leste da ilha japonesa Okinawa: 9 mortos e cinqüenta feridos.
- junho de 1983: Um submarino soviético a propulsão nuclear classe Charlie com 90 homens a bordo afunda perto da península de Kamchatka no Pacífico Norte, segundo os serviços de inteligência americanos.
- 6 outubro 1986: No Atlântico Norte, um submarino nuclear soviético classe Yankee sofre um grave incêndio provocado pela explosão de um míssil num dos condutos de lançamento: a agência TASS fala de três mortos.
- 7 de abril de 1989: Depois de uma explosão irrompe um incêndio a bordo de um submarino nuclear soviético classe Mike. O Komsomolets afunda em águas internacionais a 500 km da Noruega. Segundo Moscou, que descarta o risco de contaminação radiativa, há 42 vítimas fatais.
- 29 de maio de 1992: Explosão a bordo de um submarino nuclear russo da Frota do Norte: um morto e quatro feridos.
- 20 de março de 1993: Colisão entre um submarino russo e outro americano no mar de Barentz. Segundo o Pentágono, o Grayling investiu "acidentalmente" contra a nave russa. Não há vítimas nem vazamento radiativo.
- 18 de agosto de 1993: Colisão entre o submarino de ataque francês SNA Rubis e o petroleiro Lyria frente a costa de Toulon (sul da França). Há leves danos nas duas naves e que pequena poluição.
- 30 de março de 1994: Explosão de um dos dois condensadores de vapor do submarino de ataque francês "Emeraude": 10 mortos.
- 7 de novembro de 1994: O submarino nuclear de ataque USS "La Jolla" se choca contra um navio do exército americano encarregado de recuperar os torpedos durante manobras navais no mar de San Diego (Califórnia, oeste dos EUA). Não houve vítimas.
- 17 de maio de 1996: Um submarino nuclear de ataque americano "Jacksonville" se choca com o navio saudita "Saudi Mekka" em águas da base de Norfolk, na Virgínia (EUA). O submarino sofre defeitos mas não há vazamento nem danos no reator.
- 26 de janeiro 1998: Um acidente na câmara do reator de um submarino nuclear russo baseado na península de Kola deixa um morto e quatro feridos, sem causar vazamento radiativo.
- 5 de maio de 1998 : um grave acidente acontece a bordo de um submarino nuclear russo da classe "Delta IV" equipado com 16 mísseis intercontinentais, cada um com quatro ogivas nucleares de 1.200 quilotons, no Barents. Acidente desmentido pelo comando da Frota do Norte mas tornado público pela imprensa no dia 27 de maio.

Leia mais:
» Resgate do submarino russo tem que acontecer em 48h
» Tripulação de submarino preso recebe oxigênio
» Nenhum submarino dos EUA está envolvido no acidente
» Submarino teria colidido com embarcação estrangeira
» Tripulantes de submarino russo podem estar mortos
» Noruega faz reunião para discutir crise com submarino
» Equipe tem difuldade para resgatar tripulação
» Noruega oferece ajuda em resgate
» Marinha russa nega relatos sobre acidente
» Chances de resgate em submarino russo são poucas
» Principais acidentes de submarinos nucleares
» Confira o Repórter Terra sobre energia nuclear
» Veja a animação

Copyright 2000 AFP

Volta

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

 

Copyright© 1996 - 2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.