MUNDO
  Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esporte     Informática     Revistas

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Bolsas
BASTIDORES
» Claudio Humberto
JORNAIS DA REDE
» Manchetes do dia
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Cotação de Automóveis
» Empregos
» Horóscopo
» Loterias
» Imposto de Renda
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet

Aliados conheciam plano de extermínio de judeus italianos

Terça, 27 de junho de 2000, 16h58min
Documentos dos serviços secretos americanos, divulgados pelo Arquivo Nacional, mostram que os britânicos e americanos estavam a par do plano de extermínio dos judeus italianos desde 1943. Um memorando do escritório de serviços estratégicos (OSS, a predecessora da CIA) menciona uma nota interna alemã de 6 de outubro de 1943 que diz: "O Obersturmbannführer Kappler recebeu ordens de Berlim para transferir para o norte da Itália os oito mil judeus de Roma. Será preciso eliminá-los".

O extermínio de uma parte dos judeus italianos, que até então tinham sido relativamente protegidos pelo ditador Benito Mussolini, foi conduzido pelas forças alemães que entraram na Itália para reconduzir ao poder e controlar Mussolini, que fora derrotado em 1943.

Segundo os documentos, liberados na segunda-feira (26) a noite, os Aliados sabiam dos projetos de Hitler porque os serviços secretos britânicos tinham conseguido decifrar os códigos secretos da SS e interceptaram suas mensagens. Os aliados também se beneficiaram de informações de espiões dentro do aparato estatal alemão.

Foi o caso de Fritz Kolbe, autoridade do Ministério de Relações Exteriores alemão que, durante suas viagens à Suíça, passava clandestinamente informações ao agente da OSS e futuro diretor da CIA Allen Dulles.

Copyright 2000 AFP

Volta

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

 

Copyright© 1996 - 2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.