MUNDO
  Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esporte     Informática     Revistas

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Bolsas
BASTIDORES
» Claudio Humberto
JORNAIS DA REDE
» Manchetes do dia
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Cotação de Automóveis
» Empregos
» Horóscopo
» Loterias
» Imposto de Renda
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet

Pára-quedas de Da Vinci funciona

Terça, 27 de junho de 2000, 15h05min
O pára-quedas projetado por Leonardo da Vinci em 1483 funciona. A prova, feita mais de quinhentos anos depois que o sábio renascentistas elaborou seus desenhos, foi realizada pelo pára-quedista britânico Adrian Nicholas, informa o jornal inglês “Daily Telegraph”. O projeto de Da Vinci tem forma de pirâmide, é feito de madeira, cordas e tecido de algodão cru.

Nicholas saltou de uma altura de 3 mil metros com o equipamento, construído de acordo com as especificações de Da Vinci e usando materiais que estavam disponíveis na época do Renascimento. O pára-quedas se revelou ágil e eficaz. “Não houve ondulações ou quedas repentinas, e o pára-quedas se moveu facilmente pelo ar”, disse o repórter do “Telegraph”.

Depois de descer dois mil metros com o projeto de Da Vinci, Nicholas preferiu soltar-se da pirâmide de algodão e completar o salto com um pára-quedas convencional. O pára-quedas de Da Vinci, pesando 85 quilos, desceu sozinho e suavemente, a poucos metros de distância.

Nos últimos meses, Nicholas e sua mulher, a arquiteta Katarina Olliaken, trabalharam sobre o projeto de Da Vinci. Apenas duas inovações foram acrescentadas: o uso do algodão, em vez de linho, e uma mudança no respiro de ar.
Agência Estado

Volta

 

Copyright© 1996 - 2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.