MUNDO
  Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esporte     Informática     Revistas

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Bolsas
BASTIDORES
» Claudio Humberto
JORNAIS DA REDE
» Manchetes do dia
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Cotação de Automóveis
» Empregos
» Horóscopo
» Loterias
» Imposto de Renda
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet

Vulcão Oyama ameaça ilha paradisíaca do Japão
Mudança na cor da água na ilha de Miayakejima indica uma possível erupção (Reuters)

Terça, 27 de junho de 2000, 10h48min
O mar amanheceu fervendo e apresentando uma cor esbranquiçada nesta terça-feira em torno da ilha japonesa de Miyakejima, 150 km ao sul da capital Tóquio, o que foi interpretado como sinais de uma iminente erupção do Monte Oyama, obrigando mais de 2 mil pessoas a evacuar suas casas.

A Agência Meteorológica Nacional confirmou que o vulcão do Monte Oyama, na ilha de Miyakejima, começou a mostrar os sinais de uma erupção submarina. Sua erupção anterior, em 1983, destruiu 400 casas neste balneário de verão, freqüentado principalmente pelos amantes dos esportes náuticos.

Segundo o vulcanólogo Tsutomu Takeuchi, é possível que a erupção já tenha começado, como indicam as grandes bolhas de vapor visíveis na superfície do mar, a algumas dezenas de metros da costa da ilha, dominada pelo vulto do vulcão, que atinge 813 metros de altura.

Pouco depois do meio-dia desta terça-feira, já haviam sido registrados 2.533 tremores de terra. O mais forte de todos alcançou quatro graus na escala Richter. A freqüência e potência dos tremores tendiam a ser ainda mais freqüentes à tarde.

Todos os habitantes de Miyakejima se prepararam com calma para esta nova manifestação de força da natureza. Após o lançamento do plano de emergência de segunda-feira à noite, 2.144 dos 3,9 mil habitantes da ilha, domiciliados nas ladeiras Leste e Oeste da montanha, abandonaram suas casas, levando apenas algumas maletas e seus animais de estimação.

As autoridades alojaram os habitantes no ginásio da escola local e em outros prédios públicos, situados na parte Norte da pequena ilha, menos exposta.

O governo mobilizou treze navios, vários helicópteros e uma equipe médica, para qualquer emergência, constatou a AFP no local. Por precaução, os quatro vôos diários entre Tóquio e a pequena ilha foram suspensos.

Miyakejima, uma das sete ilhas do arquipélago de Izú, é muito freqüentada também pelos amantes da caça submarina."De vez em quando sentimos tremores de terra, mas por enquanto não tememos uma erupção maior, que pudesse soterrar nossas casas sob a lava", disse Rie Noda, funcionária de um centro de esportes náuticos.

O vulcão entrou em erupção em 1940, 1962 e 1983, o que indica uma atividade média histórica de cerca de 20 anos. Na última erupção, mais de 400 casas e edifícios foram destruídos ou danificados pela lava, na ladeira Oeste, mas nenhum habitante ficou ferido.

O arquipélago do Japão tem vários milhares de vulcões, alguns deles com histórico de atividade recente.


Copyright 2000 AFP

Volta

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

 

Copyright© 1996 - 2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.