MUNDO
  Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esporte     Informática     Revistas

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Bolsas
BASTIDORES
» Claudio Humberto
JORNAIS DA REDE
» Manchetes do dia
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Cotação de Automóveis
» Empregos
» Horóscopo
» Loterias
» Imposto de Renda
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet

Candidatos mexicanos terminam campanha exaustiva

Terça, 27 de junho de 2000, 10h20min
Em jato particular ou em ônibus, comendo ostras ou almoçando em restaurantes populares, acompanhados por belas assistentes ou alguns militantes de confiança, os candidatos à presidência do México percorreram dezenas de milhares de quilômetros em uma exaustiva campanha de seis meses, que termina nesta quarta-feira.

Em um país com dois milhões de quilômetros quadrados, com cinco mil quilômetros de distância de um extremo a ouro e no qual 30 milhões de pessoas pertencem à população rural, os candidatos foram submetidos a um "tour de force" impressionante.

As eleições do próximo domingo se apresentam como uma acirrada batalha entre o oficialista Francisco Labastida (do Partido Revolucionário Institucional, PRI, 71 anos no poder) e o conservador Vicente Fox (da Ação Nacional), enquanto que, em terceiro - e distante nas pesquisas -, está o centro-esquerdista Cuauhtémoc Cardenas (Partido da Revolução Democrática).

Labastida no geral viaja de jato particular (o resto de sua comitiva viaja em aviões alugados), ao qual tiveram acesso apenas algumas pessoas mais chegadas e, às vezes, algum convidado especial, talvez um jornalista para uma exclusiva, enquanto almoçam frutos do mar.

Em uma viagm ao Oeste, no qual participou um jornalista da AFP, uma funcionária do PRI explica que sua missão é "cuidar do número colocado nas costas" do candidato de 57 anos, que foi ministro do Interior do atual presidente Ernesto Zedillo. Outra tem como função levar o microfone aos jornalistas durante coletiva de imprensa do candidato e assim por diante.

"Estamos felizes que a campanha esteja acabando, estamos muito cansados", comentou um integrante da equipe de campanha de Labastida.

Com uma logística impressionante, a imprensa tem acesso a salas de imprensa com telefones gratuitos em qualquer ponto do país.

Por sua parte, o conservador Vicente Fox, também de 57 anos, também fez uso de um jato particular e um gigantesco ônibus batizado "El Jefe" e decorado com sua foto sobre um fundo azul, a cor do Partido Acción Nacional.

Dotado de uma sala de reuniões, banheiro e confortáveis assentos, "El Jefe" é uma casa de campanha ambulante, à qual não faltam os mais modernos meios de comunicação.

Enquanto isso, mais simples e fiel aos princípios que defende sua plataforma política, o centro-esquerdista Cuauhtémoc Cárdenas (66 anos) viaja sempre de avião comum e em classe turística, normalmente misturado aos passageiros.

Mas sua campanha conta com ônibus decorados com suas fotos e todos os confortos necessários. Cárdenas viaja sempre com uma equipe menor, alguns assistentes, entre eles seu filho e candidato a senador, Lázaro, e seu assessor de imprensa, Armando Machorro, mas não conta com médicos pessoais ou guarda-costas, a profissão que talvez mais tenha crescido na última década por causa da insegurança e da marginalidade reinantes no México.
Copyright 2000 AFP

Volta

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

 

Copyright© 1996 - 2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.