MUNDO
  Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esporte     Informática     Revistas

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Bolsas
BASTIDORES
» Claudio Humberto
JORNAIS DA REDE
» Manchetes do dia
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Cotação de Automóveis
» Empregos
» Horóscopo
» Loterias
» Imposto de Renda
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet

Albright tenta organizar cúpula tripartite no Oriente Médio

Terça, 27 de junho de 2000, 09h48min
A secretária de Estado norte-americana, Madeleine Albright, chegou na tarde desta terça-feira a Tel Aviv para uma visita relâmpago a Israel e aos territórios palestinos com o propósito de estudar a possibilidade de organizar uma reunião entre EUA, Israel e a Autoridade Palestina em julho próximo.

Albright deve se reunir, ainda nesta noite, com o primeiro-ministro israelense, Ehud Barak, e depois esta quarta-feira, ao meio-dia, em Ramallah, com o presidente palestino Yasser Arafat e novamente com Barak.

Esta nova visita de Albright tem como pano de fundo a tensão crescente entre israelenses e palestinos, com o perigo real de uma explosão de violência se as negociações de paz não chegarem a bom termo.

A perspectiva de uma cúpula que implicaria importantes concessões territoriais aos palestinos põe em risco a coesão da maioria governamental de Barak. Um segundo pequeno partido da direita ameaçou esta terça-feira deixar o governo.

A tarefa de Madeleine Albright é "determinar se alcançamos o nível em que uma cúpula pode ser útil e se for necessário, continuar trabalhando para consegui-lo", declarou o porta-voz da embaixada dos Estados Unidos em Tel Aviv, Larry Schwartz.

A cúpula, que deve reunir Arafat, Barak e o presidente dos EUA, Bill Clinton, tem como objetivo afinar um acordo, determinando as linhas gerais de um acordo de paz final que as duas partes se comprometeram a concluir em, no máximo, 13 de setembro.

Copyright 2000 AFP

Volta

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

 

Copyright© 1996 - 2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.