MUNDO
  Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esporte     Informática     Revistas

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Bolsas
BASTIDORES
» Claudio Humberto
JORNAIS DA REDE
» Manchetes do dia
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Cotação de Automóveis
» Empregos
» Horóscopo
» Loterias
» Imposto de Renda
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet

Onu divulga relatório de combate à pobreza

Segunda, 26 de junho de 2000, 23h41min
A pobreza mundial pode ter uma diminuição significativa até 2015, se países em desenvolvimento e industrializados atacarem as raízes do problema, segundo o relatório "Um Mundo Melhor para Todos", divulgado nesta segunda-feira (26), em Genebra, Suíça, na abertura de sessão especial da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Social, pelo secretário-geral da ONU, Kofi Annan.O objetivo da sessão é criar estratégias de combate à pobreza.


O relatório "Um Mundo Melhor para Todos" foi elaborado em parceria da ONU com o Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional e a Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento.

Annan disse que o relatório é fruto de uma colaboração sem precedentes entre quatro grandes organizações multilaterais e que serve como guia para "avaliar o progresso conseguido na erradicação da miséria e para se conseguir cumprir os objetivos acordados nas conferências mundiais da década passada".

O relatório estimula países em desenvolvimento e industrializados a trabalhar para o crescimento sustentável que beneficie os pobres e forneça mais recursos para saúde, educação, promovendo a igualdade entre os sexos e um desenvolvimento ambientalmente sustentável em todo o mundo.

O relatório destaca sete objetivos interligados e que foram identificados durante conferências da Onu na década de 90: diminuir pela metade a quantidade de pessoas que vivem com menos de US$ 1 por dia; matricular todas as crianças no ensino primário; eliminar as desigualdades entre os sexos na educação; reduzir a mortalidade infantil; reduzir a mortalidade materna; promover o acesso a serviços de saúde natal e pré-natal; e promover o crescimento ambientalmente sustentável.

O secretário-geral da ONU lembrou também que o relatóro responde a um pedido específico do grupo do G-8 para se criar um documento que ajude a monitorar o processo de redução da pobreza mundial e sirva como base para parcerias com países em desenvolvimento.

Leia mais:
» Países pobres não têm boas perspectivas de crescimento

Agência Brasil

Volta

 

Copyright© 1996 - 2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.