MUNDO
  Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esporte     Informática     Revistas

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Bolsas
BASTIDORES
» Claudio Humberto
JORNAIS DA REDE
» Manchetes do dia
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Cotação de Automóveis
» Empregos
» Horóscopo
» Loterias
» Imposto de Renda
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet

Militares organizam oposição na Venezuela

Segunda, 26 de junho de 2000, 19h57min
Um grupo de militares venezuelanos da ativa criou uma organização para enfrentar o governo e tentar obter, por via pacífica, a renúncia do presidente Hugo Chávez. Em um caso sem precedentes, os militares decidiram participar abertamente da vida política do país criando a Junta Patriótica Venezuelana, uma organização opositora. A existência do grupo opositor foi denunciada nesta segunda-feira pelo presidente da Frente Institucional Militar, o vice-almirante reformado Rafael Huizi Clavier, que apresentou à imprensa um vídeo do porta-voz da organização opositora, o capitão da Guarda Nacional Luis Gerardo García Morales.

No vídeo, García diz que "os sabres estão tinindo... o movimento patriótico venezuelano acendeu suas luzes, e vamos conseguir a liberdade absoluta e a paz total no Estado venezuelano." Referindo-se às origens do movimento, o militar opositor diz que a Junta Patriótica Venezuelana se consolidou há seis meses, com o objetivo de buscar a renúncia de Chávez "por vias pacíficas".

No vídeo, o porta-voz militar acusa o presidente venezuelano de estar "acabando com o país" ao limitar a liberdade de expressão, lançar ataques ao clero e provocar a deterioração das condições de vida dos venezuelanos. Por tais razões, a organização ameaça agora convocar a desobediência civil, mas, segundo ele, descarta a possibilidade de um golpe de Estado.
Agência Estado

Volta

 

Copyright© 1996 - 2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.