MUNDO
  Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esporte     Informática     Revistas

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Bolsas
BASTIDORES
» Claudio Humberto
JORNAIS DA REDE
» Manchetes do dia
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Cotação de Automóveis
» Empregos
» Horóscopo
» Loterias
» Imposto de Renda
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet

Surgimento de drogas a partir do genoma pode levar anos

Segunda, 26 de junho de 2000, 19h25min
A conclusão do primeiro esboço do genoma humano representa um importante marco científico, mas não levará a descobertas imediatas de drogas a partir da genética.

Especialistas da indústria farmacêutica afirmam que o seqüenciamento de 97% do código genético humano, anunciado nesta segunda-feira (26), significa mais gastos em pesquisas e desenvolvimento por parte dos grandes laboratórios do que benefícios instantâneos.

"A informação do genoma é interessante por si mesma, mas não tem muito valor comercial. Ele (o projeto) está tentando identificar a funcionalidade, que é o principal trabalho para a indústria farmacêutica", disse Peter Laing, analista industrial da SG Seguros.

Existem cerca de 100 mil genes no corpo humano, dos quais mais de cinco mil podem ser importantes na determinação de doenças. Entretanto, os últimos cem anos de esforços da indústria farmacêutica produziram somente 450 classes de drogas para tratar diferentes alvos biológicos.

A pesquisa de como todos estes genes causam doenças e o desenvolvimento de novas drogas para intervirem no processo irão manter os pesquisadores das companhias farmacêuticas ocupados por décadas.

Peter Goodfellow, chefe de pesquisas do laboratório SmithKline Beecham, avalia que o esboço do genoma é somente um marcador em uma longa jornada para a indústria farmacêutica. "Este não é um avanço importante - é um contínuo. Ele (o esboço do genoma) não modificou fundamentalmente nada sobre a jornada", disse Goodfellow. "Durante a última década, temos utilizado informação do genoma humano para a descoberta e o desenvolvimento de drogas".

Trabalhos sobre drogas tendo como alvo genes específicos vem sendo desenvolvidos há anos, mesmo sem conhecimento de todo o genoma. A indústria Human Genome Sciences of the United States, anunciou na sexta-feira a conclusão dos primeiros testes clínicos de um produto - uma proteína, chamada estimulador do linfócito B, que poderia ajudar pessoas com um defeito no sistema imunológico.

O ritmo do progresso promete se acelerar e o acesso a todo o seqüenciamento do genoma permitirá que cientistas aperfeiçoem a busca por novas drogas. Com o esboço do genoma será possível, por exemplo, que cientistas verifiquem como um produto que tem um único alvo pode reagir com toda a sequência de DNA.

A longo prazo, uma melhor compreensão das causas fundamentais das doenças e a determinação das diferenças do código genético entre as pessoas poderão levar a novas drogas desenvolvidas segundo as necessidades de cada paciente.

"Hoje, temos a medicina média ou o homem médio. Amanhã, teremos a medicina personalizada para cada pessoa", disse Bill Castell, chefe-executivo da companhia de tecnologia genética Nycomed Amersham.

"O genoma e a genética nos fornecem o potencial para desvendar o mecanismo básico das doenças, o que pode permitir o desenvolvimento de tratamentos mais direcionados", afirmou Goodfellow. "Mas o tempo para produzir novas drogas, a pesquisa e testes pré-clínicos e clínicos, é de 12 a 15 anos, de modo que novos avanços importantes levarão anos até chegar aos pacientes."

Leia mais
» Cientistas anunciam mapeamento do genoma humano
» O que muda na vida com a divulgação do genoma
» Conseqüências da divulgação do genoma na economia
» A ajuda do conhecimento do genoma para a medicina
» O código genético e a ética
» O genoma humano e a propriedade legal da descoberta
» Genoma humano pode ser consultado na Internet
» Geneticistas propõem debate de critérios éticos
» Clinton cita bebê Blair para exaltar projeto
» Celera não cobrará por mapa do DNA
» Brasil ocupa lugar de destaque em pesquisa genética
» Desenvolvimento de drogas a partir de genoma pode levar anos
» A quem pertencem os genes?
» Saiba tudo sobre o projeto Genoma

Volta

Reuters Limited - todos os direitos reservados 1999. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

 

Copyright© 1996 - 2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.