MUNDO
  Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esporte     Informática     Revistas

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Bolsas
BASTIDORES
» Claudio Humberto
JORNAIS DA REDE
» Manchetes do dia
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Cotação de Automóveis
» Empregos
» Horóscopo
» Loterias
» Imposto de Renda
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet

Governo argentino não desiste de corte salarial

Segunda, 26 de junho de 2000, 17h50min
O governo da Argentina apresentou apelação nesta segunda-feira (26) contra uma decisão judicial que suspende os cortes salariais de servidores públicos, disse um porta-voz do tribunal. Na última quinta-feira, um juiz aceitou uma petição apresentada pelos sindicatos e ordenou que o governo suspendesse as reduções salariais, que somam US$ 590 milhões, enquanto considerava se eram constitucionais.

O governo, no entanto, disse logo em seguida que apelaria da decisão - o que automaticamente lhe permite seguir com seu plano e fazer as reduções nos contracheques em junho. O governo disse que iria à Suprema Corte, se necessário, para assegurar a manutenção dos cortes. A Suprema Corte já emitiu uma decisão a favor da medida e deve apoiar o governo mais uma vez, se preciso.

No mês passado, o presidente argentino Fernando De la Rua decretou cortes de 12 a 15% nos salários dos servidores públicos com vencimentos superiores que mil dólares por mês. A economia de US$ 590 milhões faz parte de um pacote de cortes para alcançar a meta de déficit orçamentário acertada com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

O Senado, que é controlado pelo partido Peronista (de oposição), também aprovou uma lei para reverter os cortes. Mas o partido governista Aliança deve ter poucos problemas em não deixar que a lei seja aprovada no Congresso.

Volta

Reuters Limited - todos os direitos reservados 1999. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

 

Copyright© 1996 - 2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.