MUNDO
  Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esporte     Informática     Revistas

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Bolsas
BASTIDORES
» Claudio Humberto
JORNAIS DA REDE
» Manchetes do dia
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Cotação de Automóveis
» Empregos
» Horóscopo
» Loterias
» Imposto de Renda
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet

Rússia detém homem acusado de ser espião dos EUA

Segunda, 26 de junho de 2000, 17h44min
Forças de segurança russa afirmaram nesta segunda-feira (26)ter detido um homem originário da Lituânia sob a acusação de espionar para os EUA invadindo os computadores do FSB, serviço de inteligência interna.

"Um cidadão lituano, descoberto por membros do FSB, deu um testemunho detalhado afirmando que, ao mesmo tempo em que trabalhava como agente para o departamento de segurança da Lituânia, integrava os quadros da CIA (agência de inteligência dos EUA) desde 1999", afirmou em um comunicado o FSB, que substituiu a extinta KGB.

Segundo o órgão, a função do lituano consistia em invadir seus computadores para descobrir sua estrutura e eventuais medidas que os russos estariam tomando contra operações do Ocidente. O agente também teria confessado que, entre abril e maio deste ano, antes da visita do presidente dos EUA, Bill Clinton, a Moscou, ele teria recebido a tarefa de recrutar um membro do FSB.

Clinton esteve no início deste mês na capital russa, onde se encontrou com o presidente do país, Vladimir Putin, ele próprio um ex-agente da KGB. Os líderes saudaram o encontro como o início de uma nova era nas relações entre os dois ex-rivais da Guerra Fria.

No início de abril, o norte-americano Edmond Pope foi detido acusado de espionagem. Pope, que se diz inocente, ainda continua detido. Em novembro, a Rússia ordenou que o diplomata dos EUA Cherie Leberknight se retirasse do país após afirmar tê-lo surpreendido tentando obter segredos militares russos. Logo depois, o governo norte-americano expulsou um diplomata russo.

Volta

Reuters Limited - todos os direitos reservados 1999. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

 

Copyright© 1996 - 2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.