MUNDO
  Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esporte     Informática     Revistas

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Bolsas
BASTIDORES
» Claudio Humberto
JORNAIS DA REDE
» Manchetes do dia
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Cotação de Automóveis
» Empregos
» Horóscopo
» Loterias
» Imposto de Renda
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet

Presidente chinês se reúne com empresários de Taiwan

Segunda, 26 de junho de 2000, 17h00min
O presidente da China, Jiang Zemin, encontrou-se nesta segunda-feira (26) com uma delegação de empresários vinda de Taiwan, a primeira desse tipo a visitar o território chinês desde que a ilha capitalista elegeu Chen Shui-bian presidente em março, afirmou a TV chinesa.

Jiang pediu que a delegação da Federação Nacional Chinesa das Indústrias, uma das três maiores câmaras de comércio de Taiwan, se empenhasse mais para que os laços econômicos entre os dois países aumentassem.

A visita da delegação, prevista inicialmente para março, foi adiada depois da eleição de Chen, cujo Partido Progressista Democrático defende a independência de Taiwan da China. Mas as tensões entre os dois países diminuíram depois de Chen realizar vários atos de boa vontade em relação ao regime comunista vizinho.

A China considera a ilha capitalista um território rebelde e ameaça usar a força caso a região desista definitivamente de negociar uma reunificação. Taiwan serviu de refúgio para os nacionalistas chineses em 1949, ano em que os comunistas venceram a guerra civil no país. Mais de 40 mil empresas de Taiwan mudaram suas linhas de produção para o território chinês, onde os custos com salários e infra-estrutura são menores que na ilha democrática.

Volta

Reuters Limited - todos os direitos reservados 1999. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

 

Copyright© 1996 - 2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.