› Mulher › Sexo e Namoro
 Capa
 Beleza
 Decoração
 Homens
 Mães e Filhos
 Moda e Estilo
 Sexo e Namoro
 Testes e Especiais
Sites relacionados

 Almas Gêmeas
 Culinária
 Esotérico

Boletim por E-mail
Receba toda semana as novidades de Terra Mulher em seu e-mail

Fale conosco

Envie sugestões, críticas e dicas


Sexo e Namoro
 
Falando "daquilo" com os filhos

Saiba mais:
» Guia do sexo seguro
» Aprenda a colocar o preservativo
» Proteja-se das DSTs
» Sabe usar a camisinha feminina?

Dúvidas:
» Envie sua pergunta
» Conheça a sexóloga Laura Müller

Sabe quando vem da criança aquela perguntinha difiiiiiiiiiiicil de responder? Ou até mesmo do adolescente, num momento em que você é pega de surpresa? Assim, sem mais nem menos, vem a pergunta. Sobre sexo. Ai, que saia-justa!

Fazer o quê, heim? Sair pela tangente, mostrar a borboleta voando na janela, simular um ataque de tosse. Ou dizer: onde foi que você aprendeu isso, menino(a)?

Nem isso, nem aquilo. Melhor mesmo é abrir o jogo. Claro que, dependendo da idade, você não tem que dar uma aula completa sobre reprodução humana e práticas sexuais. Claro também que você precisa usar o bom-senso. E nada de inventar histórias mirabolantes.

Criança precisa de explicação clara, didática e objetiva. Desde pequena. Desde sempre. Mas você não precisa falar demais. Nem de menos: é só responder o que ela perguntou, de preferência na linguagem em que você habitualmente conversa com ela.

Adolescente é outro papo. Precisa ser beeeeeeeem esclarecido. Sobre gravidez e como evitá-la, sobre sexo seguro e DST (doenças sexualmente transmissíveis) e, também, sobre as práticas sexuais – e seu lado positivo. Não se trata de estimular ou desestimular ninguém a fazer ou deixar de fazer sexo. O importante é orientar o jovem para viver a sexualidade (quando ele se sentir preparado emocionalmente para isso) de maneira madura e responsável.

Se é difícil falar sobre essas coisas com os filhos ou sobrinhos? Claro que é. Mas é necessário. E a gente precisa estar aberta – e informada – para conversar e explicar muito bem o assunto.

Laura Müller

 Volta | Capa
 

» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2004,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade