› Mulher › Notícias
 Capa
 Beleza e Saúde
 Cabelos
 Sua Pele
 Sexo e Namoro
 Gravidez e Filhos
 Moda e Estilo
 Decoração
 Homens
 Testes e Especiais
 Notícias
Sites relacionados

 Almas Gêmeas
 Culinária
 Esotérico

Boletim por E-mail
Receba toda semana as novidades de Terra Mulher em seu e-mail

Fale conosco

Envie sugestões, críticas e dicas


Notícias
 
Dar bronca em criança é tão prejudicial quanto umas palmadas
Quarta, 02 de outubro de 2002, 08h53

Quando pais ficam nervosos com filhos desobedientes, a maioria não bate nas crianças e, em vez disso, lhes dá uma bronca. No entanto, a agressão verbal pode ser tão prejudicial quanto umas palmadas, de acordo com pesquisadores dinamarqueses.

Segundo psicólogos, as crianças vítimas de agressão física estão propensas a apresentar baixa auto-estima e insegurança no futuro. Mas poucas pesquisas sobre os efeitos da bronca foram feitas.

"O amor próprio é prejudicado quando você é punido de uma forma ou de outra", disse Erik Sigsgaard, do Centro Dinamarquês de Pesquisa em Instituições, que realizou o estudo.

Como parte da pesquisa, crianças de uma creche foram observadas e entrevistadas no período de 1994 e 2002.

Mais da metade afirmou que odiava quando levava bronca e acreditava que o adulto ainda estava bravo, mesmo muito tempo depois.

Geralmente, as crianças sentiam-se chateadas mesmo quando os pais e professores não achavam que tinham dado bronca, de acordo com o estudo.

"Não se pode afirmar que é melhor dar bronca na criança do que dar umas palmadas. Quando se pune uma criança, passa-se a sensação de que isso não vale nada", disse Sigsgaard à Reuters.

Um menino afirmou que levar bronca é quando uma pessoa bate com a voz. As crianças vêem pouca diferente entre a violência física e verbal, segundo o pesquisador.

Uma baixa auto-estima e problemas para se relacionar com os outros e estabelecer laços íntimos são os problemas mais comuns entre crianças que sofreram abuso.

As palmadas tornaram-se menos comuns e até mesmo ilegais em alguns países. No entanto, a maioria dos pais e professores grita com crianças desobedientes, tanto no ambiente privado quanto público.

De acordo com a convenção de direitos infantis da Organização das Nações Unidas (ONU), as crianças têm o direito à proteção contra a violência e o abuso físicos e psicológicos. Sigsgaard aconselhou os pais a dar a opinião aos filhos com uma voz normal, sem gritar.

"Os pais que querem ter um bom relacionamento com os filhos não devem dar muita bronca, ou vão ficar sozinhos. Isso é uma tolice, pois estamos afastando o que é mais querido para nós."

Reuters

 Volta | Capa
 

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade