› Mulher › Notícias
 Capa
 Beleza e Saúde
 Cabelos
 Sua Pele
 Sexo e Namoro
 Gravidez e Filhos
 Moda e Estilo
 Decoração
 Homens
 Testes e Especiais
 Notícias
Sites relacionados

 Almas Gêmeas
 Culinária
 Esotérico

Boletim por E-mail
Receba toda semana as novidades de Terra Mulher em seu e-mail

Fale conosco

Envie sugestões, críticas e dicas


Notícias
 
Vitamina E pode evitar obstrução arterial em mulheres
Terça, 10 de setembro de 2002, 14h16

As mulheres que consomem uma quantidade menor de vitamina E podem ter um risco maior de doença cardíaca e derrame, mesmo sem apresentar outros fatores de risco associados, segundo pesquisadores italianos.

O estudo verificou que as mulheres com um consumo maior de vitamina E tiveram menos placas na região da bifurcação da carótida, ramificação em forma de Y das artérias localizadas no pescoço onde geralmente inicia o acúmulo de placas. Essa formação do material, processo conhecido como aterosclerose, é um dos principais fatores de risco para doença cardíaca e derrame.

Os resultados sugerem que a vitamina E - encontrada em amêndoas, azeite de oliva e alguns vegetais - poderia oferecer proteção contra os estágios iniciais da formação de placas, informou a equipe de Paolo Rubba, da Universidade Federico II, em Nápoles (Itália).

O trabalho foi publicado na edição de setembro do American Journal of Clinical Nutrition.

A equipe avaliou 310 mulheres, na faixa etária entre 30 e 69 anos, e mediu os níveis sanguíneos de vitaminas A, C, E e outros antioxidantes. Também entrevistaram as voluntárias sobre seu histórico médico, uso de drogas e hábitos pessoais, além da frequência de consumo de vários alimentos.

As mulheres foram divididas em três grupos a partir do consumo de alimentos ricos em vitamina E. Ninguém usava suplementos alimentares.

Quem informou consumir mais alimentos ricos em vitamina E teve uma deposição de placas menos intensa na bifurcação da carótida, verificou a equipe.

Entre mulheres que já tinham passado pela menopausa, quem consumiu menos vitamina E foi quase três vezes mais propensa a placas nas artérias, independentemente de idade, hábito de fumar, pressão sanguínea, índice de massa corporal (IMC) e outros fatores de risco para doença cardíaca.

Quem teve uma relação baixa entre níveis de vitamina E e colesterol foi quase duas vezes mais propenso a placas na carótida, indicou o trabalho.

As conclusões sugeriram uma associação entre consumo de vitamina E e placas arteriais, mas não ficou claro o mecanismo de ação da vitamina E na prevenção da deposição de placas.

A vitamina E é um antioxidante e neutraliza os efeitos dos radicais livres, moléculas que danificam as células e podem contribuir para formação de placas. Entretanto, o estudo não encontrou associação entre outras vitaminas antioxidantes como A, C e betacarotenos e placas arteriais.

São necessárias mais pesquisas sobre o potencial da vitamina E no combate a placas, concluíram os pesquisadores.

EFE

 Volta | Capa
 

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade