› Mulher › Notícias
 Capa
 Beleza e Saúde
 Cabelos
 Sua Pele
 Sexo e Namoro
 Gravidez e Filhos
 Moda e Estilo
 Decoração
 Homens
 Testes e Especiais
 Notícias
Sites relacionados

 Almas Gêmeas
 Culinária
 Esotérico

Boletim por E-mail
Receba toda semana as novidades de Terra Mulher em seu e-mail

Fale conosco

Envie sugestões, críticas e dicas


Notícias
 
Teste detecta atividade cerebral dos fetos ao perceber luz
Sexta, 06 de setembro de 2002, 11h48

Um aparelho de ressonância magnética projetado por cientistas americanos pôde detectar pela primeira vez a atividade cerebral do feto quando este percebe luz no exterior do ventre materno, publica hoje, sexta-feira, a revista britânica The Lancet.

De acordo com o relatório, quando for aperfeiçoada, a nova técnica poderá contribuir para detectar indícios de anomalias cerebrais e permitirá medir as respostas dos fetos a estímulos externos tais como a voz materna, a vibração ou a música. A técnica, conhecida como magnetoencefalografia (MEG), mede as mínimas alterações que acontecem nos campos magnéticos cerebrais como resultado da atividade mental.

Segundo a neurologista pediátrica Giovanna Spinella, do Instituto Nacional de Desordens Neurológicas de Bethseda (Maryland, EUA), "embora esta investigação seja preliminar, dá um sinal alentador de como a MEG pode ajudar os especialistas a entender o cérebro do feto". A equipe liderada pelo doutor Curtis Lowery, da Universidade de Arkansas de Ciências Médicas, testou a técnica em 10 fetos entre as 28 e as 36 semanas de gestação.

Suas mães tiveram que sentar-se no aparelho e inclinar o corpo para frente, para um dispositivo côncavo dotado de 151 sensores, enquanto um cabo de fibra óptica transmitia impulsos de luz ao exterior do ventre materno. O aparelho detectou respostas relevantes da atividade cerebral em quatro dos 10 fetos.

De acordo com Lowery, a falta de resposta dos demais pode ser explicada porque sua posição no útero materno os impedia de ver a luz ou porque estavam dormindo nesse momento. "Neste teste preliminar demonstramos que mediante o uso de MEG em fetos humanos é possível registrar a resposta cerebral aos estímulos visuais", explica o especialista, que acrescenta que "novas pesquisas com métodos de estimulação e mecanismos de provisão de luz mais aperfeiçoados permitirão melhorar a técnica".

As medições das respostas cerebrais aos estímulos visuais e aos auditivos poderão tornar-se, acrescenta Lowery, em um "novo método para estudar o desenvolvimento neurológico do feto". Os pesquisadores planejam ampliar estas provas e efetuá-las em um maior número de fetos para determinar que tipo de respostas cerebrais podem revelar a existência de um problema. Também pretendem efetuar estas medições em bebês com anomalias para determinar como diferem suas respostas em relação às do resto das crianças.

EFE

 Volta | Capa
 

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade