› Mulher › Notícias
 Capa
 Beleza e Saúde
 Cabelos
 Sua Pele
 Sexo e Namoro
 Gravidez e Filhos
 Moda e Estilo
 Decoração
 Homens
 Testes e Especiais
 Notícias
Sites relacionados

 Almas Gêmeas
 Culinária
 Esotérico

Boletim por E-mail
Receba toda semana as novidades de Terra Mulher em seu e-mail

Fale conosco

Envie sugestões, críticas e dicas


Notícias
 
Exposição ao fumo na gravidez pode alterar o coração do feto
Quarta, 04 de setembro de 2002, 11h59

Pesquisadores italianos encontraram uma possível explicação para a associação entre a exposição à fumaça do cigarro durante a gestação e o aumento do risco de síndrome da morte súbita infantil (SMSI).

Em estudo apresentado na conferência anual da Sociedade Européia de Cardiologia, a equipe de Alessandro Mugelli, da Universidade de Florença (Itália), constatou que a exposição de ratos a monóxido de carbono - um dos componentes da fumaça do cigarro - pode interferir na maturação de células cardíacas do feto em desenvolvimento.

"Encontramos uma alteração que pode explicar a associação entre o tabagismo e a SMSI. Por esse motivo, a mensagem é: não fume se estiver grávida, e não fume em uma sala onde há um bebê," afirmou Mugelli. Os pesquisadores expuseram fêmeas prenhes de ratos a uma concentração de 150 partes por milhão de monóxido de carbono (CO), nível semelhante aos experimentados por um fumante.

A exposição retardou a maturação de algumas propriedades das células cardíacas que afetam o intervalo QT. Esse intervalo é uma fase do eletrocardiograma (ECG), o traçado gráfico da atividade elétrica cardíaca. Bebês com um intervalo QT longo correm um risco maior de apresentar frequência cardíaca irregular, fato que pode os predispor à morte súbita, disse Mugelli.

"Sabíamos que o tabagismo era um fator de risco para a SMSI, mas não conhecíamos o mecanismo," explicou Mugelli. A SMSI é a causa mais comum de morte entre recém-nascidos, afirmou o pesquisador. Colocar um bebê para dormir de bruços - e não de costas - pode aumentar bastante a probabilidade de morte súbita infantil. Ambientes superaquecidos, fumo passivo e camas macias também representam um risco.

Reuters Health

 Volta | Capa
 

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade