› Mulher › Notícias
 Capa
 Beleza e Saúde
 Cabelos
 Sua Pele
 Sexo e Namoro
 Gravidez e Filhos
 Moda e Estilo
 Decoração
 Homens
 Testes e Especiais
 Notícias
Sites relacionados

 Almas Gêmeas
 Culinária
 Esotérico

Boletim por E-mail
Receba toda semana as novidades de Terra Mulher em seu e-mail

Fale conosco

Envie sugestões, críticas e dicas


Notícias
 
Teste que mede fluxo de sangue do feto melhora detecção de Down
Sexta, 30 de agosto de 2002, 11h04

Um exame não-invasivo para diagnosticar a síndrome de Down pode se tornar mais acurado se a avaliação do fluxo sanguíneo entre o cordão umbilical e o coração do feto for combinada com os dados de um exame de ultra-sonografia chamado translucência da nuca, informaram pesquisadores na quinta-feira.

A equipe da Escola de Medicina do St. Georges Hospital, em Londres, avaliou 256 mulheres entre a 11a. e 14a. semanas de gestação. As mulheres foram atendidas na unidade de medicina fetal do hospital durante um período de 18 meses. Os pesquisadores realizaram exames de translucência da nuca, ultra-sonografia que avalia a parte posterior do pescoço do feto, na região da nuca. Eles também usaram um exame de imagens chamado Doppler colorido - um outro tipo de ultra-som - para determinar se o fluxo sanguíneo do coração do feto para o cordão umbilical - na região do chamado ducto venoso, o canal entre essas duas estruturas - era normal durante a contração das câmaras cardíacas superiores.

O estudo, publicado no British Journal of Obstetrics and Gynaecology, confirmou haver uma clara associação entre o fluxo sanguíneo anormal no ducto venoso e a ocorrência de anomalias cromossômicas no feto, como pesquisas anteriores haviam demonstrado. O fluxo anormal de sangue nesse canal elevou em dez vezes o risco de ocorrência de anormalidades cromossômicas.

Os pesquisadores verificaram que a sensibilidade do exame de diagnóstico da síndrome de Down aumentou para 93,5 por cento quando a avaliação do duto venoso foi realizada em combinação com a translucência da nuca. Em geral, o uso isolado deste tipo de ultra-sonografia tem sensibilidade de 80,4 por cento, enquanto a sensibilidade do teste feito com Doppler é de 58,7 por cento.

No entanto, a equipe de Basky Thilaganathan alertou: "A natureza especializada da velocimetria por Doppler do ducto venoso realizada no primeiro trimestre pode retardar a ampla aceitação desse teste nas avaliações".

Reuters Health

 Volta | Capa
 

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade